São Paulo, sexta-feira, 22 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU denuncia repatriação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Alto Comissariado da ONU para Refugiados acusou os governos da Bósnia e da Croácia de tentar impedir à força que refugiados deixem a Bósnia.
A agência de refugiados da ONU disse que os muçulmanos e croatas da Bósnia que tentaram entrar na Croácia ontem foram mandados de volta para regiões da Bósnia sob controle do governo.
Segundo a entidade, os sérvios da Bósnia também continuam a expulsar os não-sérvios do território que controlam.
O Escritório de Refugiados da Croácia negou a acusação. "Nós perguntamos para cada um dos refugiados se eles queriam ser levados para onde foram levados."
Os muçulmanos foram mandados para Bihac, cidade controlada pelos bósnios no norte do país. Os croatas foram para Glamoc.
Segundo a agência da ONU, os sérvios expulsaram anteontem centenas de não-sérvios das regiões que eles dominam em direção aos novos territórios conquistados pelos bósnios. Os refugiados eram em sua maioria muçulmanos.
Mais de 2 milhões de refugiados foram obrigados a sair dos locais onde viviam desde a divisão da Iugoslávia, em 1991.
A expulsão de pessoas de religião e etnia diferentes na região é chamada de "limpeza étnica".

Texto Anterior: Croatas e muçulmanos suspendem a ofensiva
Próximo Texto: Cidade sérvia se prepara para ataque de croatas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.