São Paulo, sábado, 23 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curso da USP sobre racismo vai até dia 29

DA REPORTAGEM LOCAL

Prossegue na próxima semana o curso de difusão cultural da USP "Racismo e Racistas: a Trajetória do Pensamento Racista no Brasil", promovido pelo Cedhal (Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina) em rememoração aos 300 anos da morte do líder Zumbi dos Palmares. O curso vai até o dia 29 de setembro.
Cremilda Medina, professora titular de jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da USP, fará palestra sobre imprensa e racismo, abordando, entre outras, a questão do negro tanto do ponto de vista da imagem quanto de seu papel como ator social.
Na terça-feira, o sociólogo Sérgio Adorno falará sobre criminalidade negra e Justiça. A exposição será baseada em pesquisa desenvolvida por ele com o objetivo de identificar, caracterizar e explicar as causas do acesso diferencial de brancos e negros à Justiça Criminal em São Paulo.
Na quarta-feira, o antropólogo Jeferson Bacelar, diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais, dará aula sobre cultura e modernização do negro em Salvador (BA).
O curso continua na quinta com a mesa-redonda "A Mulher Negra na Sociedade Brasileira Contemporânea", coordenada pela socióloga Eva Blay e com participação do historiador José Carlos Sebe Bom Meihy e de Sueli Carneiro, representante do grupo Geledés.
A palestra final será na sexta-feira, sobre o tema "Racismo e Neonazismo: o Retorno da Intolerância", a cargo da historiadora Marionilde Magalhães.

Aulas no auditório do Departamento de História da Universidade de São Paulo, das 17h às 19h. Telefones para informações: (011) 818-3745 e 818-4645.

Texto Anterior: PONTO DE VISTA
Próximo Texto: Prefeito de SP concentra obras em áreas nobres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.