São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médicos dizem que Motta tem 'boa evolução' e deve deixar UTI hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

Boletim médico divulgado às 17h de ontem diz que o ministro das Comunicações, Sérgio Motta, encontra-se em "boa evolução".
Motta se recupera de uma cirurgia feita anteontem pela manhã para a implantação de três pontes de safena e uma mamária no coração.
Assinado pelos médicos Sergio Almeida de Oliveira, responsável pela cirurgia, e Bernardino Tranchesi Júnior, cardiologista do ministro, o boletim afirma que a assistência respiratória por aparelhos foi retirada desde a madrugada de ontem.
O boletim diz ainda que o ministro encontra-se em "boas condições cardiocirculatórias e em excelente estado psicoemocional". Tranchesi informou mais tarde que Motta já está se alimentando com sopa e chá.
Segundo o médico particular do ministro, Motta será submetido a uma avaliação clínica hoje pela manhã para saber se já tem condições de ser transferido para uma unidade de terapia semi-intensiva.
Desde o fim da cirurgia, às 13h do sábado, Motta está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Além dos médicos, a única pessoa autorizada a visitar o ministro na UTI é sua mulher, Vilma.
O governador Mário Covas esteve ontem, no início da tarde, no hospital para visitar a família do ministro. O governador estava acompanhado de seu vice, Geraldo Alckmin.
Covas conversou durante 15 minutos com a mulher do ministro. "Quem já passou por uma UTI sabe que o melhor é não receber visita mesmo", disse o governador, também um safenado.
Se fosse aconselhar o ministro, Covas recomendaria caminhadas, "ser um pouco comedido na hora da comida" e exames médicos periódicos. Na tarde de ontem, estiveram lá o deputado José Genoino (PT-SP) e o senador José Ignácio (PSDB-ES).
Ainda pela manhã, o presidente Fernando Henrique Cardoso telefonou para a mulher de Motta. Ele também conversou com o médico Bernardino Tranchesi. O médico disse ao presidente que o estado de saúde de seu colega tucano "é muito bom".
A assessoria de imprensa do Ministério das Comunicações informou que o presidente Fernando Henrique deverá estar em São Paulo no próximo sábado para visitar o ministro.
Desde a noite de sábado, vários políticos estiveram no Einstein para saber sobre a recuperação do ministro das Comunicações.
No sábado, o ministro do Planejamento, José Serra, foi o primeiro a visitar a família de Motta.
Entre outros, estiveram ontem de manhã no hospital a deputada federal Zulaiê Cobra Ribeiro (PSDB-SP) e o secretário do Trabalho de São Paulo, Walter Barelli.

Texto Anterior: Juro faz partidos pressionarem governo
Próximo Texto: Juízes rejeitam proposta de controle externo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.