São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fumar faz mal ao aparelho digestivo

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Fumar depois das refeições é um condicionamento psicológico e faz mal para a digestão, afirmam médicos gastroenterologistas (especializados no aparelho digestivo) ouvidos pela Folha.
Segundo o professor de gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP, Joaquim Prado Moraes, 54, o problema mais comum causado pelo cigarro depois das refeições é a azia (sensação de queimação no esôfago).
"A nicotina provoca o relaxamento da esfincter inferior, válvula que serve para evitar que os ácidos do estômago passem para o esôfago", diz Moraes.
Doenças
Ele afirma que os fumantes são mais propensos a ter esofagite (inflamação do esôfago), gastrite (inflamação do estômago) e úlcera.
Outro problema, apontado pelo médico Eduardo Antônio André, 42, é que o cigarro retarda o esvaziamento do estômago, causando a sensação de estufamento.
Apesar disso, grande parte dos fumantes só "completa" sua refeição após o café e o cigarro.
O psiquiatra Montezuma Pimenta Ferreira, 33, do Hospital das Clínicas, explica que "a nicotina tem efeitos estimulantes, que provocam um determinado bem-estar. O fumante condiciona essa sensação com o hábito de fumar depois de comer".
(Patrícia Decia)

Texto Anterior: Dona de café ainda não sabe como agir
Próximo Texto: Saiba como recorrer da multa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.