São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 1995
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Coulthard conquista em Portugal a 1ª vitória na F-1

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL AO ESTORIL

Pelo roteiro, era para ele ser apenas o coadjuvante. Mas David Coulthard acabou ficando com o papel principal, ontem, no circuito do Estoril, e venceu o GP de Portugal, 13ª etapa do Mundial 95.
Foi a primeira vitória do piloto escocês da Williams, que estreou na F-1 no ano passado, no GP da Espanha, a bordo do carro que foi de Ayrton Senna.
A vitória aconteceu em um momento especial. Após 21 GPs disputados, com 24 anos, Coulthard vence pelo time do qual vai ser dispensado ao final da temporada -deve ir para a McLaren (leia texto abaixo).
Os astros do fim-de-semana, Michael Schumacher e Damon Hill, completaram o pódio, mas empolgaram o público apenas em um momento, a dez voltas do final da corrida, quando o alemão da Benetton forçou e conseguiu ultrapassar o rival da Williams.
O resultado, que ampliou a diferença entre os dois para 17 pontos -Schumacher lidera o Mundial de Pilotos com 72, contra 55 de Hill- desanimou o inglês.
"Acho que precisamos de um milagre", afirmou Hill, logo após a corrida, visivelmente abatido.
A prova teve duas largadas, devido a um acidente violento entre Ukyo Katayama, da Tyrrell, e Luca Badoer, da Minardi.
Após o sinal verde, o japonês foi abalroado na traseira pelo italiano. Seu carro capotou, se espatifou no guard-rail e voltou para a pista. A corrida foi interrompida.
O piloto não sofreu fraturas, mas reclamou de dores no pescoço. Está hospitalizado desde ontem em Lisboa, para observação.
Na nova largada, cerca de meia hora depois, Coulthard, que partiu da pole, manteve a liderança, como já havia feito antes.
Hill, que na primeira largada havia se mantido à frente de Schumacher, na segunda foi superado pelo piloto alemão.
Ao completarem 18 voltas, ambos os pilotos fizeram sua primeira parada. A Benetton gastou 7,4 segundos. A Williams, 16,1 segundos -mais que o dobro.
"Além de ter que colocar mais gasolina, tive problemas para engatar a marcha. Só consegui após duas ou três tentativas", afirmou Hill mais tarde, confirmando que alterou sua estratégia de corrida.
Coulthard e Schumacher pararam três vezes, contra dois pit stops de Hill. "Mudei de tática porque considerei que seria o único modo de ultrapassar Michael", explicou o inglês.
Na volta 62, o alemão estava colado em Hill. Na "variante", uma curva bastante fechada, Schumacher forçou passagem. Quase se tocaram, mas o inglês acabou dando espaço para o rival.
"Na pista, faço tudo que acho certo. Para mim, a manobra foi leal", comentou Schumacher.
Ao seu lado, Hill concordou.

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