São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mergulhador mostra filmagens que fez de 21 espécies de tubarões

DA REPORTAGEM LOCAL

O brasileiro Lawrence Wahba mergulhou em três oceanos para ter 204 encontros com tubarões de várias espécies.
O cinegrafista submarino esteve na Folha, participando do ciclo "Aventuras" e contou os trechos mais interessantes de sua viagem na palestra "Em Busca dos Grandes Tubarões".
Depois de tantos encontros amistosos, Wahba tornou-se um grande defensor desses bichos. "Não sou especialista em tubarões, não sou biólogo. Mas quero defender os tubarões e mostrar sua importância na ecologia marinha", diz Wahba.
Ele afirma que o ódio irracional que as pessoas têm desses animais, na verdade, é o medo do desconhecido. "Esse medo é perpetuado pela mídia e com o filme 'Tubarão', ele cresceu ainda mais", diz.
Para "defender" seus amigos, Wahba dá números: "No mundo todo há cerca de 100 ataques de tubarões por ano. Só 25% deles são fatais, isto é, 25 pessoas morrem por ano em decorrência de ataques de tubarões. Por outro lado, 1.250 pessoas morrem por picadas de abelhas por ano e 250 pessoas morrem pisoteadas por elefantes anualmente".
O resultado das "visitas" às 21 espécies diferentes de tubarões ficou registrado em cerca de 50 horas de vídeo. "As imagens foram condensadas em um documentário que será exibido pela GNT, da Globosat."
Durante a palestra na Folha, Wahba mostrou um "aperitivo" do documentário, além de slides.
Mais Aventuras
O ciclo "Aventuras" continua. São palestras quinzenais, sempre às terças-feiras às 19h30, apresentadas por grandes aventureiros brasileiros.
O próximo a se apresentar é Amyr Klink, no dia 3 de outubro, também no auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar, Campos Elísios).
Klink vai falar de suas viagens pelos oceanos do planeta a bordo de seus barcos Parati e Paratii.
No dia 17 de outubro os motociclistas Klever Kolberg e André Azevedo são os convidados do ciclo "Aventuras". Eles irão contar os momentos mais emocionantes de sua participação nos ralis Paris-Dakar e Paris-Moscou-Pequim.

Texto Anterior: Bacana troca a praia pela vida em quartel
Próximo Texto: Personagem de "Barrados" faz ação para mudar imagem de mau
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.