São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viemos para tão longe praticar portunhol

MARCELO PAIVA
COLUNISTA DA FOLHA

Outro dia fui jantar com um sujeito chique pra burro, em um restaurante chique pra burro. Começamos com vinho, entramos na entrada, e depois ele pediu um x-búrguer. Quase engasguei, mas vi que o garçom reagiu com a maior naturalidade e perguntou se desejava também as batatas fritas. "É lógico!", foi a resposta. Chegaram os pratos, e lá ficou meu amigo chique comendo com as mãos o seu x-búrguer, enquanto eu me atrapalhava com os talheres. E ninguém deu bola.
Enquanto isso, em Los Angeles, a agência antipoluição da cidade descobriu que os restaurantes de sua jurisdição emitem aproximadamente 19 toneladas de partículas poluentes no ar todos os dias. Segundo Bill Kelly, porta-voz da prefeitura, as frituras das cozinhas poluem nove vezes mais do que todos os ônibus da área, ou tanto quanto as refinarias de óleo do distrito.
Essa poluição alimentar vem das grelhas e frigideiras. O distrito está propondo a regulamentação este ano. Os 14 milhões de residentes de Los Angeles (e a turistada) podem continuar comendo suas frituras; aquelas delícias. Mas os restaurantes terão de queimar a gordurinha do orçamento em exaustores, catalisadores, chaminés e filtros. A cadeia de lanchonetes Burger King saiu na frente e já não polui o meio ambiente. Ah, bom...
Em 1990, o censo dos Estados Unidos estimou que mais de 17 milhões de pessoas daqui falam espanhol; só na Califórnia, são mais de 5 milhões.
Já são duas as emissoras de TV que transmitem apenas nessa língua, a Univision e a Television, que têm a mesmíssima programação: quando uma passa jornal, a outra imita, quando uma passa novela, a outra idem e quando em uma está no ar um animadíssimo bangue-bangue mexicano, a outra exibe um animadíssimo bangue-bangue costa-riquenho.
Aqui onde moro, as cidades se chamam Los Gatos, Palo Alto, San Jose, Milpitas, Santa Clara, San Jose del Bispo. Minha rua se chama Serra Street. Logo depois, vem a Raimundo Avenue (juro por Deus!). E existe um boom de bandas que cantam em espanhol. De Los Angeles, "Maria Fatal", "La Cuca", "Doctor Cerebro", "Cafaines", "Enanitos Verdes" e "Fabulosos Cadilacs". De São Francisco, "Mundo Vacio", "La Bohemia" e "Orixa" que, é uma banda de rock peruana.
E se você encontrar algum caixa do McDonald's ou Burguer King ou Pizza Hut que fale inglês, deveria ser permitido comer duas vezes sem pagar. Isso tudo para dizer que viemos de tão longe para praticar o quê? Nosso portunhol!

MARCELO RUBENS PAIVA está nos EUA a convite da Universidade Stanford

Texto Anterior: Alunos debatem filme na escola
Próximo Texto: "Mortal Kombat" chega aos cinemas na sexta-feira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.