São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Soft controla frotas e organiza entregas

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Empresas de transporte, companhias de ônibus e até mesmo indústrias e prestadores de serviço que utilizam veículos intensivamente estão percebendo que a informática ajuda a aumentar a eficiência de suas frotas.
"Esse mercado tem crescido muito", diz Jamil Regra, diretor da ProduSoft, empresa que comercializa o "Frota 9.0", software para administração de frotas instalado em mais de cem empresas em todo o país.
Uma delas é a Agip-Liquigaz, empresa de São Paulo especializada na comercialização de bujões de gás de cozinha.
Segundo o supervisor de transportes Luis Mariano, o computador proporciona "uma grande economia para a empresa, permitindo controle rígido dos gastos e do comportamento de cada unidade da frota".
Para aproveitar melhor o programa de gerenciamento de frotas, diz ele, o usuário deve ajustar o produto de acordo com as necessidades da empresa.
"Estamos desenvolvendo um módulo para organizar os roteiros de cada caminhão", diz.
"Hoje, quem tem o maior poder de decisão sobre o roteiro de entrega é o motorista. Se programarmos uma série de itinerários alternativos no computador, conseguiremos racionalizar a entrega e melhorar nossos serviços."
Regra, da ProduSoft, diz que o programa de controle de frota permite à empresa ter controle total sobre o desempenho de veículos e motoristas.
É possível saber a quilometragem, o gasto de combustível, o tempo de uma viagem e o local de cada parada. "Tudo isso pode representar uma fonte de desperdício", diz.
Segundo Regra, empresas de transporte usam programas de controle de frota também para monitorar o consumo de combustível.
Há no mercado bombas de gasolina automatizadas capazes de coletar os dados de abastecimento, que podem ser importados pelo software gerenciador.
Com isso, a empresa que possui postos de abastecimento pode acompanhar o consumo de seus veículos e identificar imediatamente desvios de combustível.
Também dá para usar computadores de bordo. Eles coletam dados como horário e quilometragem de cada viagem, além de monitorar o desempenho do motorista.
"A empresa pode controlar os motoristas que dirigem inadequadamente e premiar os que têm desempenho acima da média", diz Regra.

ONDE SABER MAIS
PRODUSOFT: tel. (011) 813-4062

Próximo Texto: Soft sai em 'Windows'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.