São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bósnia decide boicotar encontro nos EUA com croatas e sérvios

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo da Bósnia anunciou ontem que boicotará o encontro de cúpula com croatas e sérvios previsto para amanhã, em Nova York.
“A parte sérvia não respondeu a nossas propostas construtivas”, justificou comunicado oficial.
A reunião prepararia uma conferência para pôr fim a mais de três anos de guerra na ex-Iugoslávia.
O boicote parece refletir o interesse dos muçulmanos em prosseguir a ofensiva das últimas semanas, que retomou dos rebeldes sérvios cerca de 20% do território.
O encontro reuniria os chanceleres da Bósnia, da Croácia, de Sérvia e Montenegro -representando os sérvios da Bósnia- e mediadores dos EUA e da Europa.
A ONU propõe manter a Bósnia como um só país, mas dividido em um território sérvio (49% do total) e um muçulmano-croata (51%).
Ontem, muçulmanos e croatas investiram sobre a cidade de Brcko, em um corredor controlado pelos sérvios no norte da Bósnia. O ataque teria sido repelido.
Os bósnios voltaram a acusar os sérvios de atrocidades. O primeiro-ministro da Bósnia, Haris Silajdzic, anunciou anteontem a descoberta de quatro valas com mais de 500 corpos de muçulmanos, em uma área recuperada dos sérvios. “Isso é genocídio”, afirmou.

Texto Anterior: Adolescente mata 11 na França
Próximo Texto: Naomi foi amante de Tyson, diz motorista; Avião de chanceler grego sofre ameaça; Condenado sobrinho de Boutros-Ghali; EUA ligam Samper a cartéis na Colômbia; Polícia caça autores de chacina no México; Tchetchenos atacam militares russos; Tiroteios matam 14 pessoas em Karachi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.