São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começa amanhã o julgamento de Andreotti, ex-premiê da Itália

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Começa amanhã, em Palermo (sul da Itália), o julgamento do senador Guilio Andreotti, 76, acusado de ter mantido relações com a Máfia e de ter favorecido a "Cosa Nostra" (a Máfia siciliana).
Andreotti é considerado o maior político italiano desde a Segunda Guerra Mundial.
Ligado à democracia cristã e sempre amigo dos papas, ele foi sete vezes primeiro-ministro e 21 vezes ministro de Estado. Atualmente, é senador vitalício.
O julgamento, considerado o "evento da década", será marcado por um forte esquema de segurança. A audiência, presidida pelo juiz Francesco Ingargiola, acontecerá em uma sala blindada.
Os advogados de Andreotti estão pedindo que o julgamento seja transferido para Roma (a capital italiana) e afirmam que o ex-primeiro-ministro deve ser julgado pelo Tribunal dos Ministros.
Nas 120 mil páginas do processo, Andreotti é acusado de ter se encontrado com representantes da Máfia desde 1978. As principais acusações partem de Tomaso Buscetta (ex-mafioso que colabora com a Justiça italiana).
Andreotti desmente as acusações que, segundo ele, estão baseadas em depoimentos de "segunda-mão" e afirma que a acusação faz parte de uma "vingança" da Máfia por ele ter aprovado, a partir de 1991, medidas que permitiram a punição dos mafiosos.
Entre as testemunhas de defesa estão o secretário-geral da ONU, Javier Pérez de Cuéllar, e o ex-ministro alemão das Relações Exteriores Hans Dietrich Genscher.

Texto Anterior: Naomi foi amante de Tyson, diz motorista; Avião de chanceler grego sofre ameaça; Condenado sobrinho de Boutros-Ghali; EUA ligam Samper a cartéis na Colômbia; Polícia caça autores de chacina no México; Tchetchenos atacam militares russos; Tiroteios matam 14 pessoas em Karachi
Próximo Texto: Israel e OLP conseguem acordo sobre a Cisjordânia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.