São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Ensino religioso; Evangélicos; Bráulios; ACM e Giannotti; 'Saia Justa'; Revista da Folha; Agricultura; PT e Brizola; Xadrez; Ombudsman

Ensino religioso
"Diante dos impasses que se seguiram nas últimas semanas sobre o ensino religioso nas escolas, quais religiões seriam ensinadas? Os professores estariam preparados para esse tipo de ensino? O Estado não deve interferir na escolha do indivíduo por essa ou aquela religião. Seria mais útil a substituição do ensino 'religioso' pelo ensino do 'trabalho', por ser este último uma necessidade humana e social."
Anoel Azeredo (São Bernardo do Campo, SP)

"Felicito a Folha pela publicação do artigo 'A chantagem piedosa do ensino religioso', da autoria do filósofo Roberto Romano, na edição de 20/9, pág. 1-3. No artigo, o professor da Unicamp pôs exatamente no seu lugar o que fez o governador Mário Covas e a sua secretária de Educação, com essa medida esdrúxula, absurda e favorecedora de uma corrente religiosa, vivendo no ocaso de sua glória. Não concordamos com o ensino religioso pago as nossas custas, nem gratuito nas escolas públicas. A Igreja Católica precisa aprender a viver longe das tetas do poder público, onde sempre viveu pendurada."
Ednaldo Soares da Silva (Presidente Prudente, SP)

Evangélicos
"Sou católica e meu marido é evangélico. Como católica, sei de todo o passado negro de minha igreja e, por isso, não vejo razão para atacarem tanto os evangélicos. Pior que o dízimo, foi a forma como o Vaticano construiu seu patrimônio na Idade Média: vendendo indulgências (pedacinhos do céu) para os incautos e explorando o suor de camponeses, por meio de pesados impostos. Será que ninguém lembra disso?"
Flávia Teixeira Neumann (São Paulo, SP)

"Na entrevista do pastor Ronaldo Didini -espécie de porta-voz da Igreja Universal ( 21/9)- sobre as ações judiciais que pretende ajuizar contra a Globo, fica claro que o bispo Edir Macedo vestiu a carapuça do personagem Mariel Batista. Só fico curioso em saber de que lado ficará Deus nessa guerra santa, considerando que ambos os contendores se dizem seu representante e que por ele se digladiam."
Oswaldo Catan (São Paulo, SP)

Bráulios
"Enquanto Bráulios insatisfeitos com seus nomes aproveitam a Campanha de Prevenção contra a Aids, veiculada pelo Ministério da Saúde, para trocá-los e ameaçam com processos por terem como homônimo um pênis, a população terá de esperar por um tempo a informação que já deveria estar sendo veiculada em sua casa. Além disso, os Bráulios melindrados têm como aliados a poderosa Igreja Católica que viu na campanha propaganda e incentivo ao sexo, como se os fiéis não fizessem vistas grossas para as orientações do Vaticano. A hipocrisia assola o país, enquanto três pessoas por dia morrem em decorrência da Aids."
Aurea Celeste da Silva Abbade, presidente do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids -Gapa, seguem-se mais duas assinaturas (São Paulo, SP)

ACM e Giannotti
"A propósito do artigo 'Os pecados do filósofo', José Arthur Giannotti é hoje um dos intelectuais mais respeitados. Os ataques que lhe faz o senador Antônio Carlos Magalhães são desrespeitosos e indignos."
Manuela Carneiro da Cunha e Mauro Barbosa de Almeida (São Paulo, SP)

'Saia Justa'
"Lendo a reportagem 'Politicamente incorretas ignoram patrulhas' na seção 'Saia Justa', no caderno São Paulo (17/9), fiquei impressionada: como é que a Folha dá espaço para pessoas como Brunette Troccaroli e Flávia Rocha falarem tanta besteira? Entendo que a seção seja 'soft', mas há coisas mais interessantes para escrever."
Leandra Corrodine (Franco da Rocha, SP)

Revista da Folha
"Há muito tempo esta Folha deixou de ser apenas de São Paulo. Ao colocar-se como 'Um jornal a serviço do Brasil', transformou-se, com méritos, no atual 'maior jornal do hemisfério'. No entanto, a empresa Folha da Manhã, nos trata, leitores da Baixada Santista, de forma discriminatória. Temos recebido edições reduzidas do jornal, sendo que até mesmo alguns cadernos, fascículos e pôsteres não nos são enviados. Mais recentemente foi suspenso o envio da edição -também já reduzida- da Revista da Folha. Onde iremos parar? Pela importância que a região tem no contexto estadual e nacional, e até mesmo pela proximidade com a capital, merecemos uma maior atenção por parte da Folha."
Ronaldo Acquaviva (Santos, SP)

"É com grande prazer que escrevo, primeiro para parabenizar pela ótima idéia do Atlas e muitas outras coleções. Em segundo, quero mostrar minha indignação pela suspensão da Revista da Folha, da qual gostava muito."
Priscila Ap. da Silva (Ubatuba, SP)

Nota da Redação - É lamentável a suspensão da circulação da revista nas zonas adjacentes a São Paulo e no litoral, medida tomada em função do alto custo internacional do papel. É importante ressaltar que o leitor nunca pagou a mais o jornal para receber a revista, sustentada apenas pelos anunciantes.

Agricultura
"A Folha vem veiculando oportunas e esclarecedoras reportagens sobre a agricultura nacional, nas quais aborda com propriedade os duros aspectos da atual situação e os perversos reflexos sobre os responsáveis pela produção de alimentos para o país. Na qualidade de presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, e também como produtor rural e cidadão, tenho a satisfação de cumprimentar a Folha e toda sua equipe pela competência, isenção e profissionalismo demonstrados."
Antonio de Moraes Ribeiro Neto (Campo Grande, MS)

PT e Brizola
"É surpreendente que nós, militância carioca e fluminense, ainda tenhamos que ver a Executiva Nacional do PT (toda formada de pessoas corretas e politicamente bem-intencionadas) se iludir com um político tão ultrapassado, populista demagogo e incoerente como o ex-governador Brizola."
Aguinaldo H. Guimarães Jr. (Rio de Janeiro, RJ)

Xadrez
"Acontece em Nova York a disputa pelo título mundial de xadrez. A Folha tem publicado apenas notícias sobre o acontecimento máximo da modalidade. Não é o suficiente para a satisfação dos milhares de enxadristas espalhados pelo Brasil. As anotações das partidas também devem ser publicadas. Somente assim podemos acompanhar as novas técnicas surgidas na grande disputa."
J. Rodrigues Neto (Ubiratã, PR)

Ombudsman
"Há tempos espero uma oportunidade para cumprimentar o ombudsman pelo brilhante trabalho, apesar de sentir falta também das reportagens de Marcelo Leite sobre ciência. Lendo a sua coluna sobre os seus novos colegas de profissão, lembro que o 'Pergaminho' (Formiga, MG), com George Khouri na função, foi o segundo jornal a contratar um profissional para atuar como ombudsman, inclusive esse fato foi citado pela Folha há algum tempo. Fica aqui o meu registro, como 'formiguense ausente'."
Tatiana Carvalho Pires (Brasília, DF)

Texto Anterior: Vamos parar de nos enganar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.