São Paulo, terça-feira, 26 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dossiê da PM liga sem-terra a guerrilheiros

PAULO FERRAZ
ENVIADO ESPECIAL AO PONTAL DO PARANAPANEMA

Um dossiê elaborado pela Polícia Militar de São Paulo em dezembro de 1993 aponta suspeitas de ligação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com os sandinistas (movimento revolucionário de esquerda que tomou o poder na Nicarágua no final da década de 70).
No meio do farto material apreendido durante a reintegração de posse das fazendas Jangada e Ribeirão dos Bugres, em Getulina (SP), invadida pelos sem-terra em 93, a PM diz ter encontrado cartilhas impressas pelo MST.
Uma delas seria uma tradução fiel de documento elaborado pelos sandinistas.
Cartilha
Na introdução do dossiê, o ofício PM2-130/P.O/93, datado de 1º de dezembro de 1993, dirigido ao então ministro da Justiça, Maurício Corrêa, relata a apreensão da cartilha e cita alguns de seus itens, inclusive as suas palavras finais.
O ofício é assinado pelo então comandante da PM, coronel João Sidney de Almeida.
Outro documento que faz parte do dossiê é o relatório CPChq- 026/03/93, datado de 22 de novembro de 1993 e assinado pelo então comandante do Policiamento de Choque, coronel Carlos Augusto de Mello Araújo.
No relatório, o coronel Mello Araújo faz um apanhado dos "Antecedentes Sócios-Políticos" (sic) do MST e afirma que o movimento "possui em seus quadros pessoal com treinamento em Cuba e especialistas em armadilhas".
O relatório afirma que "a invasão das fazendas Jangada e Ribeirão dos Bugres é extremamente preocupante, pois a organização demonstrada pelo MST, sem dúvida, no futuro, trará graves consequências...".
Sendero
O Ministério do Exército também investiga a suposta infiltração de militantes do Sendero Luminoso, movimento guerrilheiro peruano, entre os sem-terra.
A direção do MST nega qualquer vínculo no movimento com guerrilheiros latino-americanos e afirma que as acusações são uma forma de tentar pôr em descrédito a luta dos sem-terra.

Texto Anterior: Deputado quer terras do BB
Próximo Texto: Deputados ignoram conteúdo de emenda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.