São Paulo, terça-feira, 26 de setembro de 1995 |
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Economista estuda educação ortodoxa judaica
DA REPORTAGEM LOCAL A dissertação "A Educação Religiosa Ortodoxa Judaica" traz elementos importantes para compreender por que a comunidade judaica tem se colocado contra a implantação do ensino religioso na rede pública de São Paulo. Um dos argumentos usados nesse debate é o preparo do professor.A economista Claudia Malbergier, 33, mostra em sua tese de mestrado -que cobriu três escolas judaicas paulistas- que o professor de uma escola ortodoxa judaica precisa ter formação sólida. "Ele tem que ter uma coerência entre o que está sendo ensinado e a sua vida, e esse tipo de coisa não dá para passar em pouco tempo a um professor da rede pública." Mas, para ela, o que mais chamou a atenção em seu trabalho de pesquisa foi o aparente paradoxo entre o ensino religioso -por natureza dogmático- e sua prática nas escolas ortodoxas judaicas. "O estudo não se limita à mera aceitação e reprodução de dogmas religiosos, mas admite, desenvolve e até exige a indagação." Outra questão é como é trabalhada a motivação. "O erudito é muito valorizado. Há uma motivação para estudar pelo valor em si do conhecimento", afirma. A pesquisa ainda mostra como os principais livros são usados. Texto Anterior: Bateau Mouche vai virar ferro-velho Próximo Texto: Blitz antifumo não multa no 1º dia Índice |
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