São Paulo, terça-feira, 26 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perdedor é morto ou expulso

ADELSON BARBOSA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SAPÉ E JOÃO PESSOA

Um briga de galo dura 55 minutos. É dividida em um tempo de 15 minutos e dois tempos de 20. Nos intervalos, de cinco a dez minutos, os galos tomam banho e recebem massagens na cabeça.
Durante a briga, usam acessório de metal nos bicos e esporas de alumínio nos pés. Com bicos e esporas artificiais, atacam os adversários com mais facilidade.
Ganha a briga o galo que derrotar o adversário em menor tempo. Segundo os adeptos do "esporte", os galos bons de briga decidem as disputas em até dois minutos.
O galo vencedor é aquele que consegue matar ou expulsar da rinha o adversário.
A briga pode empatar no caso dos dois galos resistirem por 55 minutos.
Os galos saem das rinhas ensanguentados e deformados. Muitos saem cegos. Os que sobrevivem, passam dois meses se recuperando e voltam a brigar.
Pelo regulamento, só podem brigar galos de mesmo tamanho e peso. Um galo é considerado pronto para brigar quando completa um ano de idade.
Para ficar apto para uma briga, ele passa por 70 dias de treinamento. São 15 minutos diários de exercícios físicos e banhos e 25 minutos de treino de briga.
(AB)

Texto Anterior: Briga de galo dá até carro de prêmio
Próximo Texto: Lei proíbe a atividade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.