São Paulo, terça-feira, 26 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teto solar dá novo visual ao carro

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Carro com teto solar costuma ganhar outro status. Várias lojas especializadas em São Paulo instalam o acessório por preços que variam de R$ 400 a R$ 1.300.
O teto solar é muito utilizado em dias de calor. O equipamento permite que os raios solares e a brisa entrem no veículo.
Segundo os lojistas especializados, o tempo médio para a instalação de um teto solar é de um dia.
Existem no mercado dois tipos diferentes: o manual, em que é necessário girar uma pequena manivela para o seu deslocamento, e o elétrico, cujo acionamento é feito eletronicamente.
A Celsom instala teto solar em automóveis nacionais e importados e oferece um ano de garantia. Segundo o gerente Watson Tadeu de Sousa, a loja também faz manutenção em tetos instalados.
"O proprietário deve, sempre que possível, checar o mecanismo e não deixar acumular sujeira", recomenda (leia texto abaixo).
Maurício Pacheco da Silva, da Revescity, afirma que o teto solar é produzido em vidro fumê (em tom escuro) que pode ser retirado completamente quando necessário.
Silva lembra que o acessório manual nunca fica totalmente aberto quando acionado. Seu posicionamento é para desviar a brisa para dentro do carro.
Vazamento
Segundo ele, raramente ocorrem problemas de vazamento depois da instalação. "Isso existia nos equipamentos antigos, mas hoje é possível instalar teto solar sem receio de vazamentos, desde que a instalação seja bem-feita."
O proprietário da Dragster, Sidney Langiano, concorda com Silva. Langiano explica que, junto com o teto solar, são instaladas pequenas mangueiras de drenagem que passam por dentro da estrutura da carroceria, para o escoamento da água até o pára-lamas.
"As laterais do acessório são revestidas com borracha para impedir que entre água no carro", afirma Langiano.
As montadoras, no entanto, não recomendam instalar teto solar em automóveis que não saem de linha com esse acessório (leia texto ao lado).
João Airton Firmini, da Intauto, confirma que ainda há pessoas que não instalam o equipamento com receio de vazamentos.
"Mesmo assim, chegamos a instalar muitos, principalmente em épocas de calor."
Valorização
Sidney Langiano afirma que a adaptação do teto solar pode valorizar certos carros de luxo na hora da revenda.
"Um Omega com teto solar, por exemplo, é muito mais valorizado, mesmo que não tenha saído de fábrica com o equipamento."
Para ele, as pessoas que instalam teto solar fazem questão de alto padrão e de lazer.

Texto Anterior: Empresas dão curso de pintura para autos; O NÚMERO; Arlen vai fornecer alto-falante à Sony; Inaugurado primeiro shopping de autopeças
Próximo Texto: Montadoras não recomendam a instalação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.