São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procon tenta conter ameaças a inadimplentes

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

O Procon de Bauru (345 km de SP) decidiu pedir à polícia a abertura de inquérito contra empresas que estão cobrando clientes inadimplentes por meio de ameaças.
Segundo a advogada do órgão, Geni Parussolo de Oliveira, 34, já foram registradas 44 denúncias contra empresas da cidade.
Oliveira afirmou que o Código de Defesa do Consumidor proíbe a cobrança por meio de constrangimento ou ameaça ao devedor. "O artigo 42 do código diz que essa prática é crime e quem a praticar pode ser punido na Justiça com pena de detenção de três meses a um ano e multa."
Segundo ela, o Procon pretende pedir à polícia o enquadramento das empresas acusadas por "constrangimento ilegal", crime previsto no Código Penal.
Ela disse que as empresas têm usado como tática para receber contas atrasadas o envio de cartas com ameaças de execução judicial, telefonemas constantes com ameaças e até visita de cobradores no local de trabalho do devedor.

Texto Anterior: Delegado do PR pede fechamento de teleférico
Próximo Texto: A guerra do leite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.