São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soft cria ambiente para conversa na rede

MARIA ERCILIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Já é possível conversar em tempo real dentro do ambiente multimídia da World Wide Web -a parte com textos e imagens da rede mundial de computadores Internet.
O "Worlds Chat" é um software para chat (bate-papo) na Web com uma estrutura diferente.
O programa é apresentado como um mundo em três dimensões, onde cada usuário escolhe seu "avatar" (personagens digitais que se movem em cenários tridimensionais).
O chat, uma das aplicações mais populares da Internet, até pouco tempo necessitava de programas que não se integravam ao ambiente da Web. O usuário era obrigado a abrir uma sessão à parte, conversando apenas pela digitação de frases.
A Worlds, empresa que distribui o "Worlds Chat", oferece servidores (grandes computadores nos quais o usuário se conecta para encontrar outras pessoas) gratuitamente para usar o programa.
É possível copiar o programa (fazer download). A transferência via Internet demora cerca de uma hora, com um modem de 14,4 mil bps. Para usá-lo é necessário um computador 386 (no mínimo) com 8 Mbytes de RAM e uma conexão SLIP/PPP (que permite acesso gráfico à Internet).
Usuários com noções de programação podem criar suas próprias representações, de acordo com receita fornecida pela Worlds. A empresa pretende oferecer comunicação de voz integrada ao programa em breve. Por enquanto, é necessário digitar as mensagens.
Outra opção é o "Global Chat" (http://prospero.com). Permite conversas em tempo real, mas não tem personagens nem ambientes em três dimensões.

Texto Anterior: Entenda as siglas da receita de computador
Próximo Texto: Escola deve ensinar a obter informações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.