São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia identifica ladrão que causou morte de professor

Governador do Rio tenta relativizar importância do crime

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

A polícia do Rio já identificou e está procurando o homem que roubou e provocou a morte do físico japonês Minato Kawaguchi, 59, após um assalto no bondinho de Santa Teresa (centro).
A delegada Ione de Souza Cruz, da Deat (Delegacia de Atendimento ao Turista), disse que pedirá a prisão preventiva do suspeito e o indiciará por latrocínio -roubo seguido de morte-, punido com até 30 anos de prisão.
Na última sexta, Kawaguchi estava no bondinho com o amigo Satoshi Tanaka e uma guia turística, quando um homem puxou sua bolsa. Ele tentou segurá-la, caiu no chão e teve traumatismo craniano ao bater a cabeça na sarjeta. Foi operado e morreu anteontem.
Segundo Ione de Souza Cruz, o ladrão provocou a morte de Kawaguchi. "Ele puxou a bolsa com tanta força que o professor caiu".
Moradores e pessoas que viram o roubo conhecem o ladrão e forneceram seu nome à polícia. O nome e a descrição física coincidem com as características de um homem fichado em agosto na Deat, que já foi condenado e cumpriu pena por roubo a um turista no bondinho de Santa Teresa. Está em liberdade condicional, mas foi indiciado em dois novos inquéritos por roubar turistas.
"Temos certeza de que é ele", disse Cruz. Quatro policiais da Deat estão fazendo buscas nos morros de Santa Teresa, tentando encontrá-lo.
O governador do Rio, Marcello Alencar (PSDB), tentou ontem relativizar a importância da morte do professor. Para ele, "as megacidades terão sempre esse problema".

Texto Anterior: Entidades apontam perseguição
Próximo Texto: Físico participava de um congresso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.