São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unesp tem o único curso do país

GERALDO MAGELLA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

O ecólogo (bacharel em ecologia) ainda é um profissional pouco conhecido no Brasil. O único curso do país funciona no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Rio Claro (175 km a noroeste de São Paulo).
"O pessoal ainda confunde ecólogo com ecologista", diz a professora Maria Inez Pagani, do departamento de ecologia da Unesp. "Além da paixão pela natureza, o ecólogo tem o conhecimento científico sobre o meio ambiente."
No curso, criado em 1976, os alunos têm disciplinas das áreas de biologia, física, química, geografia e geologia. De acordo com a professora, cerca de 200 profissionais já se formaram em Rio Claro.
Perci Guzzo, 26 anos, é um deles. Guzzo trabalha no setor de arborização urbana e educação ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ribeirão Preto (319 km ao norte de São Paulo).
"A educação ambiental e a avaliação de impacto ambiental são mercados em expansão. Mas sofremos concorrência de profissionais de outras áreas", diz.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Ecólogos, Bruno Macet, biólogos e engenheiros florestais disputam esse mercado. "As empresas estão percebendo que a preservação ambiental é, ao mesmo tempo, a chave para a sobrevivência dos seus produtos e da sociedade."

Texto Anterior: POSTOS DE INSCRIÇÃO
Próximo Texto: Currículos abordam a questão ambiental
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.