São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turismo cresce 10% ao ano nas Maldivas

MANOEL DIRCEU MARTINS
FREE-LANCE PRA A FOLHA

O arquipélago das Maldivas, no oceano Índico, é tão "natureza-pura" que parece o cenário de um videoclipe paradisíaco.
São 19 atóis (a palavra atol tem origem maldiva, designa uma coroa de corais sobre um anel vulcânico), onde se reúnem 1.190 ilhas.
Devido ao fenômeno geológico do qual se originaram -a submersão de antigos vulcões no oceano- cada ilha tem sua lagoa. Apenas 202 delas são habitadas e 69 são abertas para o turismo.
A atividade turística é recente no país. Em 1972, menos de mil estrangeiros visitaram o arquipélago. Desde então, o número de visitantes tem crescido acima de 10% ao ano. No ano passado foram registrados mais de 250 mil.
Quem visita as Maldivas deve gostar de mar. Apesar de uma variada oferta de esportes aquáticos, a grande atração é o mergulho.
Nas águas mais rasas, bastam "snorkel" e máscara para observar peixes exóticos e corais coloridos a poucos passos do hotel.
Pena que, para a maioria dos turistas brasileiros, o paraíso é longe. Os vizinhos mais próximos, a Índia e o Sri Lanka, estão a mais de 600 km de distância.
O governo local está empregando US$ 25 milhões na melhoria do aeroporto internacional e do sistema de transporte entre as ilhas.

LEIA MAIS
Sobre as Maldivas nas págs. 6-11 a 6-14

Texto Anterior: Veja os roteiros mais exóticos
Próximo Texto: Só dois atóis recebem turistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.