São Paulo, sexta-feira, 29 de setembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Acaba hoje aplicação em commodity

JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Hoje é o último dia para aplicar nos atuais fundos de investimento e garantir, depois de outubro, liquidez diária (dinheiro disponível sem perda de rentabilidade).
A partir desta segunda-feira, somente os novos FIFs (Fundos de Investimento Financeiro) poderão receber depósitos.
As melhores alternativas para hoje são os fundos de curto prazo e os de commodities.
Caso seu banco vá incorporar esses dois fundos a um novo FIF de 60 dias -a estratégia mais usual-, prefira aplicar no de curto prazo.
A vantagem é que o dinheiro, conforme Roberto Parente, do Bradesco, "terá liquidez diária já a partir de segunda-feira".
No fundos de commodities, somente após a carência inicial de 30 dias o investidor poderá passar a sacar diariamente.
Outra vantagem, embora secundária, é que a transformação do curto prazo em um FIF de 60 dias vai aumentar a rentabilidade da aplicação.
Hoje, ele rende algo próximo de 75% do CDI (taxa dos negócios de um dia entre bancos) e vai passar para até 97% do CDI, dependendo da taxa de administração cobrada pelo banco no novo FIF.
Se o seu banco vai transformar o atual fundo de curto prazo em FIF de curto prazo, aplique seus recursos em commodities. Informe-se com seu gerente.
O FIF de curto prazo, única das novas alternativas em que o dinheiro pode ser sacado diariamente a partir de segunda-feira, sofre compulsório de 40%. Ou seja, de cada R$ 100 aplicados, R$ 40 ficarão depositados no Banco Central sem qualquer rendimento.
Por causa disso, os novos fundos de curto prazo vão render menos do que os atuais.
Nos cálculos feitos tendo como base um juro diário nos negócios entre bancos de 3,05% em outubro, os FIFs de curto prazo vão render líquidos (após a cobrança do Imposto de Renda) 1,28%; os de 30, 2,45%; e os de 60 dias, 2,59%. A caderneta deve render 2,23% -perdendo para o FIF de 30 dias.
Em qualquer hipótese, não vale a pena perder rentabilidade, sacando o dinheiro antes de vencer o prazo de carência, apenas para aplicar hoje no fundo de commodities ou de curto prazo.

LEIA MAIS
sobre os novos fundos na pág. 7

Próximo Texto: Embaixada industrial; Saída externa; Prazo fixado; Novos parceiros; Ex-xerife; Fora da lei; Venda direta; Distrib uição secundária; Alienação de ativo ;Em casa; Nos estatutos; Longo prazo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.