São Paulo, sábado, 30 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ação judicial pede documentos do Dops

DENISE MADUEÑO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério Público de Goiás vai entrar com ação na Justiça para recuperar os arquivos do extinto Dops (Departamento de Ordem Política e Social) daquele Estado ainda em poder do Exército.
Apenas parte desses documentos foi entregue, no mês passado, ao governo goiano. Os arquivos foram repassados para a UFG (Universidade Federal de Goiás).
O comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, Décio da Silva Gonçalves, afirmou que em 1982, quando os arquivos foram para aquele órgão, uma parte foi para o Exército e outra para o escritório local do extinto SNI (Serviço Nacional de Informações), hoje SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos).
A declaração do general foi feita no mês passado à "TV Brasil Central" e reproduzida ontem pelo jornal goiano "Diário da Manhã". Para ele, não havia uma ordem do Exército para a divisão dos documentos porque os arquivos eram da competência dos Estados.
A assessoria da 3ª Brigada informou ontem que não faria mais comentários sobre a questão, porque considera o assunto encerrado.
Os arquivos entregues à UFG continham nomes de fichados pelo Dops com referência a números de pastas e dossiês que não estavam entre os documentos.
As atas de catalogação do arquivo, redigidas por professores da UFG e policiais civis, servirão de prova para a ação judicial.
"Ficou evidente a supressão dos documentos do arquivo. Não vamos servir de fachada de legalidade. O Exército deu a impressão de ter entregue todo o arquivo, mas a realidade foi outra", diz o procurador-geral de Goiás, Demóstenes Xavier Torres.
O grupo Tortura Nunca Mais de Goiás vai fazer uma manifestação na segunda-feira, na coordenadoria da SAE em Goiás, pedindo a entrega dos documentos.
"Queremos a abertura ampla e irrestrita dos arquivos da ditadura agora", afirmou o presidente do grupo, Waldomiro Batista.
A assessoria do secretário de Assuntos Estratégicos, Ronaldo Sardenberg, informou ontem que ele estava viajando.

Texto Anterior: Fascículos serão auto-encadernáveis
Próximo Texto: 'Guerra dos números' marca disputa no PMDB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.