São Paulo, sábado, 30 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estupros aumentam 19% em SP

MARCELO GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

A média mensal de estupros no Estado de São Paulo neste ano cresceu 19% em relação ao ano passado. Em 94, foram registrados 136,7 estupros por mês, contra 163,2 no primeiro semestre de 95.
A média foi feita com base nos casos registrados pela Coordenadoria das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo.
No ano passado, a coordenadoria registrou 1.641 casos. No primeiro semestre de 95, foram 979.
Para a coordenadora do órgão, a delegada Maria Inês Trefiglio Valente, os dados podem refletir o aumento nas denúncias, e não necessariamente um crescimento no número de estupros praticados.
"As delegacias da mulher estimulam a denúncia, o que não ocorria antes", disse a delegada.
Cerca de 80% dos casos de estupro são registrados nas 124 delegacias da mulher existentes no Estado. Os outros 20% são denunciados em delegacias comuns.
O crescimento no número de casos de estupro foi praticamente idêntico no interior (19%) e na Grande São Paulo (20%).
A coordenadoria registrou um aumento geral da violência contra a mulher. Houve crescimento nas médias mensais das tentativas de estupro, das lesões corporais (espancamentos) e dos atentados violentos ao pudor (todo ato sexual violento diferente do estupro).
A média mensal das tentativas de estupro cresceu 21% no Estado. O número de casos de tentativas registradas é bem menor que o de estupros. Foram 600 em 94, e 362 no primeiro semestre de 95.
Os atentados violentos ao pudor aumentaram 15%. A média mensal, de 108,2 em 94, chegou a 125 no primeiro semestre de 95. Ao todo, foram 1.299 casos no ano passado e 750 no primeiro semestre.
É nesse número que estão incluídos os casos de molestamento sexual que acontecem nos trens de subúrbio da Grande São Paulo.
Esses casos levaram a Companhia de Trens Metropolitanos a criar, a partir do próximo dia 16, vagões especiais para mulheres.
Os espancamentos de mulheres também aumentaram. Nos primeiros seis meses do ano, a coordenadoria constatou um crescimento de 18% das denúncias no Estado.
Esse é o único índice em que há diferença entre o crescimento no interior (19%) e na Grande São Paulo (13%). A média mensal total saltou de 3.239,4 para 3.812,5.
Ocorreram 38.873 casos no ano passado e 22.875 em 95.

Texto Anterior: Acidente mata uma pessoa na Fernão Dias; Mulher é assassinada a tiros na Barra Funda; Atropelamento pára marginal Tietê em SP; Ameaça de bomba faz polícia evacuar prédio
Próximo Texto: Interior tem mais casos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.