São Paulo, sábado, 30 de setembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Júri em 92 causou guerra racial

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Em 29 de abril de 1992, em Los Angeles, um júri de dez brancos, um hispânico e um asiático-americano absolveu quatro policiais brancos acusados de uso excessivo de força na prisão, um ano antes, do motorista negro Rodney King -um crime que havia sido registrado em vídeo e que alcançou grande repercussão.
O veredicto foi anunciado às 15h15 locais. Cerca de três horas depois, começaram a ocorrer manifestações violentas de grupos de negros contra propriedades de brancos e asiático-americanos.
Os manifestantes achavam que o veredicto continha um conteúdo racial implícito.
Durante 72 horas, Los Angeles foi tragada pela pior onda de conflitos raciais dos EUA em 25 anos.
No final, 58 pessoas morreram e 2.383 foram feridas. Os mortos foram 26 negros, 18 latinos, 12 brancos e 2 asiáticos. O governo federal tomou medidas extraordinárias para enfrentar os conflitos.
Foram feitas 17 mil prisões e registrados 10 mil incêndios provocados por manifestantes.
Os prejuízos materiais somaram US$ 1 bilhão.
Um ano depois, quando os policiais foram julgados de novo, dessa vez por violação de direitos civis, o veredicto foi divulgado de manhã, por recomendação da polícia, que montou enorme esquema de segurança.
Não houve violências em 1993, em grande parte porque dois dos policiais foram condenados a quatro anos e meio de prisão, em parte porque a cidade ainda estava sob o impacto dos distúrbios do ano anterior.
Los Angeles, a segunda maior cidade dos Estados Unidos, tem tradição de conflitos raciais, como os dos bairro negro de Watts, em agosto de 1965, quando 34 pessoas morreram, e os de março de 1966, quando houve mais duas mortes.
Cerca de 10% dos 9 milhões de habitantes da Grande Los Angeles são negros. Na cidade em si, a maior da Califórnia (Costa Oeste dos Estados Unidos), a porcentagem sobre para 16%. Na Grande Los Angeles, 37% são latinos e 10% são asiático-americanos.
(CELS)

Texto Anterior: CRONOLOGIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.