São Paulo, sábado, 30 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franceses preparam intervenção contra golpistas nas Ilhas Comores

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A França se preparou ontem para fazer uma possível intervenção militar nas Ilhas Comores, com a intenção de derrubar mercenários que tomaram o poder.
O presidente do país, Said Mohamed Djohar, foi deposto e sequestrado anteontem por um grupo de mercenários liderados pelo francês Bob Denard.
O Ministério da Defesa da França colocou suas forças no oceano Índico em alerta. Funcionários do governo francês disseram que estavam sendo conduzidas preparações para uma possível ação.
O Ministério das Relações Exteriores da França anunciou o corte da ajuda econômica às ilhas.
No ano passado, a ajuda francesa foi de US$ 22 milhões, quase 10% do PNB (tudo que o país produziu) comorense no período.
O líder do comando militar instalado com o golpe, Iaacub Combo, prometeu eleições em breve.
O comando disse que o golpe foi dado porque o presidente Djohar era corrupto.
A União Européia condenou fortemente o golpe mercenário.
A França responsabilizou os mercenários pela segurança do presidente. Os rebeldes afirmaram que o presidente passa bem.
Várias autoridades negaram a declaração anterior do premiê francês, Alain Juppé, de que não haveria intervenção militar.
As Ilhas Comores foram colônia francesa até 1975. O país já teve 17 golpes ou tentativas de golpe. Quatro desses golpes foram comandados pelo mercenário Bob Denard. É o segundo golpe de Denard contra o atual presidente.

Texto Anterior: França mata suspeito de atentados
Próximo Texto: Pinochet vem em férias ao Brasil; A FRASE; Çiller pode tentar volta a antiga aliança; Diarréia hemorrágica mata 315 no Zaire; França pede 4 anos de prisão para jornalista; Militares dos EUA são entregues ao Japão; Espanha manda prender ex-espião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.