São Paulo, segunda-feira, 1 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileira vence tabu e São Silvestre

DA REPORTAGEM LOCAL

Carmem de Oliveira, 30, tornou-se ontem a primeira brasileira a vencer a prova feminina da corrida de São Silvestre.
Carmem completou a prova de ontem em 50min53s, batendo o recorde do percurso atual, de 15 km.
Em segundo lugar chegou a queniana Rose Cheruiyot, 40 segundos atrás da brasileira. A mexicana Maria del Carmen Diaz ficou com a terceira colocação.
A prova feminina da São Silvestre é disputada desde 1975, quando as Nações Unidas celebraram o Ano Internacional da Mulher.
Nenhuma atleta brasileira havia conseguido vencer. O melhor resultado tinha sido o segundo lugar. A própria Carmem já havia sido quatro vezes vice-campeã, em 1985, 90, 92 e 93.
Nos últimos dois anos, a corrida vinha sendo dominada por atletas africanas.
Na prova de ontem, disputada sob temperatura de 24 graus Celsius, Carmem correu no pelotão de frente até a metade da prova, quando passou ao segundo lugar, atrás da queniana Cheruiyot.
As duas se distanciaram então das demais competidoras. Ainda na região central de São Paulo, Carmem ultrapassou a queniana e começou a abrir distância.
No começo da av. Brigadeiro Luís Antônio, Carmem já estava 60 metros à frente da adversária. A brasileira manteve o ritmo e continuou aumentando a diferença.
Ao entrar na av. Paulista, recebeu uma bandeira brasileira e a carregou até a linha de chegada.
"Foi Deus quem quis", disse, ao cruzar a linha final.
Após a corrida, Carmem afirmou que seria sua última participação na São Silvestre caso ela não tivesse ganho.
"Vocês não sabem a tristeza que era ser segunda a cada ano, quando eu queria ser a primeira", declarou.
Ela creditou sua vitória ao estímulo da mudança de técnico, neste ano. Recordista sul-americana dos 5.000 m e 10.000 m, Carmem treina agora no México.

LEIA MAIS
sobre a São Silvestre na pág. 3

Texto Anterior: Hugo Hoyama treina com técnico europeu; Bilardo diz confiar no futebol de Maradona; Confusão mata dois em jogo em Portugal; Japão usa tecnologia em lugar de estádios; A FRASE; Delegação polonesa ficará em Chicago
Próximo Texto: Favoritas, atletas africanas vão mal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.