São Paulo, segunda-feira, 1 de janeiro de 1996
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Choro tinha formato rígido

DA REDAÇÃO

"O choro teve três gerações, a primeira deu os moldes mas também aprisionou o estilo", diz o músico Henrique Cazes.
O choro nasceu da tradução da polca para o sotaque brasileiro. Os primeiros chorões estabeleceram estilo incrementado por Pixinguinha com o uso do contraponto -técnica de combinar linhas de diferentes padrões rítmicos e melódicos.
A segunda geração tem origem com Radamés Gnatalli e a Camerata Carioca (1980), que "fez arranjos para libertar o choro do formato", segundo Cazes.
A virada para os anos 90 levou o choro da roda de botequim para as salas de universidades e para a casa de músicos que se dedicaram ao seu estudo e que começaram a viver essencialmente do seu trabalho.
Para alguns tradicionalistas, como Altamiro Carrilho, a inovação deve ser vista com resguardo. Para ele, muitas fusões descaracterizam o choro. "O chorinho tem um formato fechado com o violão fazendo a harmonia e a flauta a melodia."

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