São Paulo, quarta-feira, 3 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazendeiros preparam ação para reaver terras

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, NO PONTAL DO PARANAPANEMA

O advogado Daniel Schwenck disse ontem que vai entrar com ação na Justiça até sexta-feira para conseguir a retomada das terras usadas pelo governo do Estado nos assentamentos dos sem-terra em Mirante do Paranapanema (640 km a oeste de São Paulo).
Schwenck afirmou que estava preparando mais quatro ações contra o Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo). Na semana passada, o Itesp tomou posse de 30% das terras de dez fazendas graças a uma liminar concedida pela Justiça.
O Estado obteve a posse das terras por meio do mecanismo legal denominado "tutela", que permite o não-pagamento imediato de indenização aos fazendeiros.
O governo afirma que nessas terras foram assentadas 1.278 famílias em três dias. O advogado está trabalhando para 5 dos 10 fazendeiros que tiveram 5.000 hectares de suas fazendas desapropriados pelo governo paulista.
A primeira ação, instaurada no Tribunal de Justiça de São Paulo, na sexta-feira, não obteve liminar (decisão imediata e provisória). O mandado de segurança foi pedido pelo fazendeiro José Armando Lazzarini, da fazenda Haroldina.
O vice-presidente do tribunal, Nei de Mello Almada, decidiu analisar o caso. O julgamento do pedido, segundo Schwenck, deve acontecer em um mês.
Mandados
Ontem, o advogado disse que estava preparando mandados de segurança para os fazendeiros José Furlanetto (proprietário da fazenda Santa Carmen), para os irmãos Filizola (donos da fazenda Canaã), José Luiz Pinto (fazenda Santa Anna) e Marlene Fioravante (fazenda Flor Roxa).
"Ingressarei no Fórum de Mirante com recurso para que a Justiça se pronuncie e imediatamente levo o caso ao Tribunal de Justiça", afirmou.
Segundo o advogado, se a liminar da posse dos 5.000 hectares for concedida pela Justiça, as famílias assentadas pelo governo de São Paulo terão de deixar as terras.

Texto Anterior: Governo nega abandono de lotes por sem-terra
Próximo Texto: Líder dos sem-terra compra casa da Cesp por R$ 4.000
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.