São Paulo, quarta-feira, 3 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homens dividem cela com mulheres, diz OAB

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Relatório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Pará afirma que homens e mulheres dividem as mesmas celas em delegacias de Belém, capital do Estado.
O relatório foi feito a partir de visitas surpresa realizadas em dezembro por membros da OAB a quatro delegacias de Belém: a da Mulher e as dos bairros de São Braz, Cremação e Terra Firme.
A presença de homens e mulheres em uma mesma cela foi constatada na delegacia da Cremação, segundo a advogada Soraya Franco, que coordenou as visitas.
Ela diz temer a ocorrência de casos de violência sexual contra as mulheres. "Além de estarem em celas superlotadas, o risco de estupro é enorme. A promiscuidade é muito grande", afirmou.
Nas três delegacias dos bairros, há ainda presos que poderiam estar soltos mediante pagamento de fiança. A maioria está detida por lesões corporais simples ou furto.
Segundo o Código Penal, o preso pode requerer dispensa da fiança se não tiver condições financeiras e também pode recorrer à Defensoria Pública. A OAB encaminhou à Defensoria a lista dos presos afiançáveis.
Outra irregularidade citada no relatório da OAB foi a permanência nas delegacias de detentos com prisão em flagrante ou prisão preventiva decretada.
Segundo a lei, eles devem cumprir as penas ou responder processo nas penitenciárias do Estado.
Pela Lei de Execuções Penais, a permanência de presos respondendo processos nas delegacias não pode ultrapassar 48 horas.

Texto Anterior: Braços abertos; Carne fraca; Projeto nobre
Próximo Texto: Cai taxa de mortalidade infantil no CE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.