São Paulo, quarta-feira, 3 de janeiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Comércio vende mais e fatura menos em 95

EDUARDO BELO
DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas do comércio de São Paulo cresceram em 1995, mas o faturamento foi 10% menor que o de 1994, segundo a Associação Comercial da cidade (ACSP).
A redução do valor médio dos bens vendidos foi a principal responsável pela queda de receita, disse Elvio Aliprandi, presidente da ACSP.
As vendas à vista -medidas pelas consultas ao Telecheque- cresceram 20,2% no ano (48,3% em dezembro sobre o mesmo mês de 1994).
Os negócios a prazo aumentaram 16,4% no ano (4,4% em dezembro), conforme as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito.
Isso teria ocorrido por causa do aumento da inadimplência em 1995. "Antes, o comerciante só consultava cheques acima de R$ 100. Hoje ele consulta até de R$ 10 ou menos", afirmou.
A ACSP também aponta uma redução nas margens de lucro. Para sustentar as vendas, o comércio reduziu seus ganhos, disse Alencar Burti, vice-presidente da entidade.
"Houve um profundo ajuste nas margens de comercialização. É isso que nos deixa preocupados, porque as empresas estão financeiramente debilitadas", afirmou.

LEIA MAIS
sobre vendas e inadimplência na pág. 2-3

Próximo Texto: Reunindo forças; Capital espanhol; Campo minado; Balanço negativo; Em ritmo acelerado; Aposentadoria incentivada; Fluxo ininterrupto; Integração carioca; Com otimismo; Hegemonia masculina; Em reestruturação; Números positivos; Em conversação; Abrindo o cofre; Dinheiro em caixa; No arrastão; Início de namoro; Negócio fechado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.