São Paulo, quinta-feira, 4 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

49% apóiam direito de FHC à reeleição

DA REDAÇÃO

O presidente Fernando Henrique Cardoso, que ensaiou há três meses um movimento em favor da reeleição e depois recuou diante das críticas de seu partido -o PSDB- e do aliado PFL, não encontraria qualquer dificuldade junto à população para fazer emplacar a tese.
Segundo pesquisa Datafolha, nada menos de 49% dos entrevistados são favoráveis a que o próprio FHC tenha o direito de se recandidatar. A tese da reeleição tem a adesão de expressivos 77% se o direito for garantido a partir do presidente que suceder FHC.
Por pressão dos mesmos aliados que abortaram um movimento em defesa da reeleição, a emenda que garante tal direito ficou fora da pauta de convocação extraordinária do Congresso.
A justificativa oficial é que o assunto empanaria os outros pontos da pauta. Na verdade, as turbulências da aliança PFL-PSDB postergaram a discussão.
Apoio petista
O levantamento do Datafolha traz revelações. Embora lideranças do PT apontem casuísmo e precipitação na discussão da reeleição já, os petistas são os que mais aprovam esse direito já para FHC (52%), praticamente empatados com os partidários do PTB (54%).
A mais baixa adesão a essa proposta está justamente entre os tucanos (42%), que defendem em sua maior parte, no entanto, que o direito seja garantido a partir do próximo presidente (45%).
Não é apenas a possibilidade de reeleição de presidentes que conta com a simpatia da população: 50% dos entrevistados pelo Datafolha defendem que os atuais governadores tenham o mesmo direito, índice idêntico ao apurado para a reeleição de prefeitos.
A pesquisa Datafolha revela também que o eleitor está dissociando o direito à reeleição do governante de turno.
O apoio à tese da reeleição já para os atuais governadores reúne 50% dos cearenses. O governador Tasso Jereissati (PSDB), por exemplo, é aprovado por 70% da população, segundo pesquisa Datafolha publicada na terça-feira.
No Distrito Federal, onde o governador Cristovam Buarque (PT) é rejeitado por 42% da população segundo a mesma pesquisa -o mais alto índice entre os pesquisados-, a reeleição, não obstante, conta com a simpatia de 55% dos entrevistados pelo Datafolha.
Fator Maluf
São Paulo está entre as capitais em que o direito à reeleição para o atual prefeito encontra mais eco entre os pesquisados: são partidários da proposta 52% dos que responderam à pesquisa Datafolha.
É bom lembrar que a corrida sucessória na cidade ainda não começou. Está paralisada justamente em razão da possibilidade de reeleição. Se a emenda for aprovada, o prefeito Paulo Maluf (PPB) deve sair candidato.

Texto Anterior: ACM diz que não há crise entre tucanos e pefelistas
Próximo Texto: Pesquisa ouviu 12.495 pessoas em todo país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.