São Paulo, quinta-feira, 4 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe britânica acha proteína que regula satisfação do apetite

DA REPORTAGEM LOCAL

A descoberta de uma substância que regula a saciedade pode ajudar a tratar algumas desordens alimentares, diz estudo publicado hoje na revista "Nature".
As desordens alimentares afetam a ingestão de alimentos. A anorexia, por exemplo, leva à perda de peso exagerada, podendo causar a morte por inanição.
Já a bulimia caracteriza-se pela ingestão exagerada de alimentos, uma espécie de vontade compulsiva de comer.
Pesquisadores do Hospital Hammersmith, em Londres (Reino Unido), descobriram uma pequena proteína -peptídeo- que parece ter um papel importante na regulação da ingestão de alimentos e, portanto, na saciedade.
O peptídeo, chamado GLP-1, se assemelha a um hormônio conhecido como glucagon.
Fabricado por células do pâncreas, o glucagon atua aumentando a concentração de açúcar no sangue. Sua ação é oposta à da insulina, o outro hormônio produzido pelo pâncreas.
Quando pesquisadores injetaram uma substância que bloqueava os efeitos do GLP-1, camundongos famintos passaram a comer o dobro do que normalmente comiam.
Os pesquisadores acreditam que, se conseguirem descobrir relações entre o peptídeo e uma proteína chamada leptina, conseguirão desenvolver um tratamento para as desordens alimentares.
A leptina é a proteína fabricada pelo "gene da obesidade". Injetada em camundongos obesos, faz os animais emagrecerem. Ela também parece regular o apetite.

Texto Anterior: Drogas podem brecar câncer no ovário
Próximo Texto: Raios X revelam o torcicolo mais antigo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.