São Paulo, quinta-feira, 4 de janeiro de 1996
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Pepsi investe US$ 500 mi no país em 96

DA SUCURSAL DO RIO

A Pepsi-Cola divulgou ontem que sua participação no mercado brasileiro de refrigerantes cresceu 68,75% entre outubro/novembro de 94 e outubro/novembro de 95. A empresa anunciou que vai investir US$ 500 milhões este ano no país, repetindo os números do ano passado.
A empresa mostrou dados do último relatório da Nielsen Consultores, segundo os quais sua participação passou de 6,4% para 10,8% do mercado no período. Segundo dados da Pepsi, cada ponto percentual conquistado represente um aumento de US$ 60 milhões no faturamento.
O mercado brasileiro de refrigerantes foi de 6,5 bilhões de litros em 95, passando a terceiro lugar do mundo, atrás dos EUA e México e à frente da Alemanha.
O presidente da Pepsi-Cola Brasil, Gianni Pieraccioni, disse que o objetivo é deter 15% do mercado.
Os investimentos de 95 foram divididos entre as áreas de produção (cerca de US$ 300 milhões) e marketing (cerca de US$ 200 milhões). Este ano a empresa pretende construir duas novas fábricas, uma em Contagem (MG) e outra em Londrina (PR).
Em dezembro de 95 a Pepsi lançou no mercado sua linha de guaraná, com a marca Kas. O guaraná tem quatro versões.
"Um salto deste tamanho nunca tivemos", disse Pieraccioni em relação ao crescimento da Pepsi no mercado brasileiro. Segundo ele, o Brasil já representa 5% no faturamento total da área de refrigerantes da Pepsico, a empresa que comanda o grupo Pepsi no mundo.
Para ele, as principais razões disso foram o aumento do poder aquisitivo de parte da população.
Nos produtos da Pepsi, a Pepsi-Cola passou de 11,9% do mercado de colas para 16,8%. O crescimento mais expressivo foi do Seven-Up, que passou de 0,3% do mercado de refrigerantes sabor limão para 11%.
No Rio, onde patrocina o time de futebol do Botafogo, o Seven-Up já é líder do mercado do seu segmento, com 38%.

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