São Paulo, quinta-feira, 4 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Aluguel se mantém na renovação do contrato

DA FT

Assustados com a queda dos valores dos aluguéis residenciais e o aumento da oferta de imóveis para locação, os proprietários estão renovando os contratos com os inquilinos, muitas vezes sem aumentar o aluguel mensal.
Quando a oferta era escassa, nos primeiros meses do Plano Real, o normal era pedirem um valor acima do previsto no contrato ou a desocupação, com base na denúncia vazia (sem qualquer motivo).
Segundo imobiliárias consultadas ontem, a maioria -80% a 90%- dos contratos de 30 meses que vencem está sendo renovada, sem mudança de inquilino.
"Se o inquilino é bom, o dono do imóvel está preferindo renovar", afirmou o presidente da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios), José Roberto Graiche.
Segundo ele, vencem uma média de 70 mil a 80 mil contratos de locação residencial por mês na cidade de São Paulo.
Roberto Capuano, presidente do Creci-SP (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), destaca que o risco de ficar com o imóvel fechado por até três meses está preocupando os proprietários.
O inquilino também está levando vantagem quanto ao valor do aluguel. Segundo Graiche, ele só é ajustado na renovação, mediante acordo, se estiver defasado em mais de 30% em relação ao preço de mercado.
"Em geral, a renovação tem sido automática e o aluguel fica como está", confirma Edna Araújo, da imobiliária Sotel, no centro de São Paulo.

Texto Anterior: Vôo para Casablanca atrai com preço baixo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.