São Paulo, quinta-feira, 4 de janeiro de 1996
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Glenn Miller volta em gravações inéditas

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Com um atraso de meio século, chega ao mercado uma rara série de gravações que milhões dos fãs de Glenn Miller (1904-1944) não tiveram a chance de conhecer.
Importado da Europa pela BMG, o CD duplo "The Lost Recordings" reúne gravações feitas na Inglaterra pelo popular "band leader" norte-americano, que nos anos 40 dominou os salões de dança do Ocidente com hits como "Moonlight Serenade", "In the Mood" e "Little Brown Jug".
Em 15 de dezembro de 1944, duas semanas depois de suas últimas gravações em Londres, Miller embarcou em um avião para Paris que jamais chegou a seu destino. Uma morte trágica e misteriosa que, bem ao gosto da indústria cultural, transformou-o em um mito bastante rentável.
Em meio à Segunda Guerra, o então chefe de orquestra decidira se alistar na Força Aérea, aos 38 anos de idade. Como major, Miller convocou os melhores músicos disponíveis e formou uma enorme orquestra, para com ela tentar levantar o moral das tropas aliadas.
Esse também era o objetivo do major Miller e sua American Band of the Allied Expeditionary Force, quando entraram pela primeira vez nos ainda nada mitológicos Abbey Road Studios (os mesmos estúdios em que, duas décadas depois, os Beatles gravaram seus sucessos), em 16 de setembro de 1944.
Além das 36 faixas registradas em Londres, os dois CDs lançados agora também incluem as vozes de Miller e de Ilse Weinberger -a locutora das transmissões radiofônicas que eram endereçadas não só aos aliados, mas também aos inimigos, em inglês e alemão.
Só algumas chegaram a ser lançadas em dois discos de 10 polegadas, por volta de 1950, mas ambos foram recolhidos por problemas de direitos autorais. Viraram objetos de colecionador.
Destacando vocalistas como Dinah Shore, Johnny Desmond, Ray McKinley, Irene Manning e Artie Malvin, a orquestra fardada de Miller se sai muito bem, em termos da fórmula musical que já vinha sendo desenvolvida.
Distante do jazz de "big bands" negras como as de Duke Ellington e Count Basie, Miller preferia alternar temas simples e dançantes com baladas melosas, bem ao gosto médio norte-americano. Por sinal, uma fórmula que se mostrou imbatível, em termos de popularidade, até os anos 60. Só foi superada por quatro cabeludos que também gravaram em Abbey Road.

Disco: The Lost Recordings
Artista: Glenn Miller
Lançamento: Happy Days/BMG
Formato: CD duplo
Quanto: R$ 40,00 (em média)

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