São Paulo, sexta-feira, 5 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Intelectual troca biquíni por fio dental

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Intelectual e praia são como sol e lua. Definitivamente não combinam.
Por uma ironia do destino, passei os últimos dias à beira-mar em companhia de minha amiga e intelectual Florspanca Esbelta.
Florspanca é do tipo que não pega onda. A onda é que pega ela.
Imagine, ó leitor escolado nos caprichos de Netuno, que a danada da Flor esqueceu de levar escova de dentes e fio dental, e foi à procura de ambos na lojinha do hotel.
Não é que ela voltou ao quarto com os olhos arregalados? "Acabo de ter uma conversa enigmática com a moça da lojinha", balbuciou: "Ela me disse que só tinha peças avulsas de fio dental. Onde já se viu uma coisa dessas, vender fio dental aos pedaços?".
Tão lida, tão ida ao cinema, tão ilustrada, Florspanca não sacou o óbvio: ela tentava comprar fio dental e a vendedora tentava lhe vender um biquini. Modelo fio dental.
No segundo dia, eu já estava pelas tampas com a Florspanca, que recusava qualquer programa a fim de concluir a leitura dos diários de Getúlio Vargas.
À beira da piscina, Flor devorava as derradeiras páginas do segundo volume enquanto eu debelava o tédio observando uma garota de, no máximo, 14 anos, chutar uma bola de vôlei para dentro das profundezas da Mata Atlântica. Ao mesmo tempo, a sapequinha pitava um cigarro e, não contente em deixar a bola perdida no mato, ela ainda teve o peito de solicitar ao moço que cuidava do som que colocasse um CD. Pensei com meus botões: "quer ver que a trombadinha vai pedir para pôr o CD dos Mamonas Assassinas?" Dito e feito.
Consegui me conter até o "Sabão Crá-Crá", daí pulei da cadeira e fui trocar uma idéia com ela: "Vamos entrar em um acordo. Toda vez que eu estiver por perto, você fica desautorizada de tocar os Mamonas, tá?" Foi aí que ela me desconcertou de vez: "Você não é aquela que escreve na Folha?"
Acabei deixando-a ouvir os Mamonas a tarde toda. Afinal, não é todo dia que a gente encontra uma juventude tão bem informada, não é mesmo?

Texto Anterior: Mortos pela chuva em SP já são 14
Próximo Texto: De passagem; Ressaca; Tempo de vôo; Bolão da morte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.