São Paulo, sexta-feira, 5 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juniores abrem copa de 'alto risco'

ARNALDO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians enfrenta o Fluminense hoje, às 20h30, no Pacaembu, na abertura da 27ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, torneio mais importante da categoria no Brasil, em que participam atletas nascidos entre 1975 e 1979.
A competição deste ano será marcada por um forte esquema de segurança nos estádios, visando evitar a violência entre torcedores.
A Polícia Militar decidiu, pela primeira vez em torneio de juniores, adotar as medidas preventivas que vêm sendo usadas nos campeonatos profissionais.
Motivo: foi em competições desse tipo que ocorreram recentes tragédias no futebol paulista.
"Vamos tratar o evento com a importância que ele merece", disse o tenente Leandro Pavani, do 2º Batalhão de Choque.
Em 1992, na Copa São Paulo de Juniores, o torcedor Rodrigo de Gásperi morreu ao ser atingido por uma bomba caseira, durante um jogo entre São Paulo e Corinthians, no campo do Nacional.
No dia 20 de agosto de 1995, na decisão da Supercopa São Paulo de Futebol Júnior, uma batalha campal entre são-paulinos e palmeirenses, no Pacaembu, provocou a morte de uma pessoa e ferimentos em 101 torcedores.
Assim, nesta edição da Copa São Paulo, as torcidas organizadas permanecerão banidas, a venda de bebidas alcoólicas será proibida dentro e nas imediações dos estádios e a PM continuará filmando e identificando os torcedores.
As duas grandes novidades do esquema de segurança serão a cobrança de ingressos nas partidas da capital (R$ 2,00 na fase classificatória e R$ 5,00 nas demais fases) e o cadastramento de menores.
Eles devem retirar uma carteirinha de identificação na sede da Federação Paulista de Futebol e, acompanhados de responsáveis, terão de apresentar o documento na entrada dos estádios.
O Corinthians, campeão em 1995, desta vez não entra na competição como favorito.
Perdeu os principais jogadores que conquistaram o título do ano passado, como André Santos, Silvinho, Hermes e Fabinho.
O técnico Pupo Gimenez, campeão em 1995, reassumiu o time apenas em dezembro.
Gimenez, que era supervisor das categorias amadoras do clube, enfrentou a falta de campos para treino e não pôde preparar adequadamente o time. "Falta conjunto, mas vamos tentar surpreender, crescendo durante a Copa", disse.
O Corinthians jogará com: Nivaldo; Lulinha, Paulo César, Cris e Sandro; Gilmar, Almeida, Alexandre e César; Jorginho e Silva.

NA TV
Corinthians x Fluminense; CNT/Gazeta e TVA/ESPN Brasil mostram, ao vivo

Texto Anterior: Jordan lidera vitória sobre os Rockets; Portuguesa registra oferta para Bentinho; Carmem presenteia o presidente do BB; Emerson lança iate ao mar em Fortaleza; O NÚMERO; Feminino luta por vaga em Atlanta
Próximo Texto: Time convoca 'fiel torcida'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.