São Paulo, sexta-feira, 5 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme é primeira opção em TV paga

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem possui TV paga prefere em primeiro lugar assistir a filmes e tem como segunda preferência ou programas de esportes ou então documentários.
É o que demonstra pesquisa feita entre os assinantes da Net e da Multicanal no Rio e em São Paulo.
Entre os paulistanos, 81% preferem os filmes -disponíveis, para quem recebe os sinais da Net e Multicanal, nos canais Telecine, Fox e TNT-, seguidos de 39% que indicam o esporte (SporTV, ESPM) e de 36% que têm os documentários (GNT, Discovery) como a melhor opção.
Não é a mesma ordem de preferência que aparece entre os cariocas. Os filmes estão em primeiro lugar, com 75%, mas em segudo lugar estão os documentários, com 42%, e os programas esportivos chegam em terceiro com 38%.
A pesquisa admite respostas múltiplias. Foi feita no segundo semestre de 1995 pelo Datafolha. A Net-Brasil não forneceu maiores detalhes sobre o número de assinantes consultados e a margem de erro das respostas.
Este é o segundo levantamento tornado público sobre as preferências dos assinantes de sinais de TV. O anterior foi efetuado em 1994 pela RBS (Rede Brasil Sul), mas não cobria a mesma base geográfica agora pesquisada.
Segundo a pesquisa da RBS, feita no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, os canais mais assistidos (entre os distribuidos pela Net) eram, praticamente empatados, o GTN (documentários e jornalismo) e Telecine (filmes).
A RBS distribui os canais da Net. O segundo grande grupo de TV paga, a TVA, não divulgou nenhuma pesquisa sobre a preferência de seus assinantes.
Com relação à pesquisa mais recente do Datafolha, outro ponto curioso está no fato de os assinantes do Rio e São Paulo indicarem os programas de noticiário como quarta opção, mas com porcentagens bem diferentes.
Entre os paulistanos a preferência pelo telejornalismo é de 31% e no Rio ela cai para 24%.
O telejornalismo possui canais como a CNN (criado por Ted Turner em Atlanta), o Telenoticias (instalado em Miami e que tem como principal acionista a agência Reuter), o NBC Canal de Notícias (da NBC norte-americana) e o Eco (de um grupo mexicano de TV paga). Esses canais chegaram a ser vistos há cerca de três anos como o prato de resistência inicial do sistema de TV paga.
Essa imagem correspondia ao perfil cultural dos primeiros assinantes, basicamente a classe A com nível universitário, boa parte deles com bons conhecimentos do idioma inglês para acompanhar os telejornais da CNN.
As preferências agora se modificam porque, com a ampliação do mercado, torna-se bem mais numeroso o contingente de telespectadores da classe média.
Por fim, ainda de acordo com a pesquisa encomendada pela Net, os demais tópicos da programação merecem, no Rio e em São Paulo, uma ordem idêntica e uma porcentagem bastante parecida. Vejamos:
Desenhos animados são apontados por 20% dos paulistanos e 19% dos cariocas. Os de música por 18% dos paulistanos e por 17% dos cariocas, os de entrevistas por 15% dos paulistanos e 13% dos cariocas e, por fim, os seriados são vistos em São Paulo por 11% e no Rio por 9%.

Texto Anterior: HBO exibe seriados cult em novos canais
Próximo Texto: Mesmo os fracos têm seu lado bom
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.