São Paulo, sábado, 6 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sorteio de vagas desanima aluno

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O sorteio de vagas de 1ª série do 2º grau na rede de São Paulo, que ocorreu ontem em todo o Estado, não registrou incidentes. Mas candidatos a estudantes que não conseguiram vaga próxima de onde desejavam disseram que poderão não estudar em 1996.
Um dos lugares onde isso mais ocorre é a região da 11ª Delegacia de Ensino, em Itaquera (extremo da zona leste de São Paulo): ontem, 1.835 alunos disputavam 2.024 vagas; as vagas que sobraram, vão a sorteio na próxima quarta-feira, entre mais de 1.300 candidatos, vindos de escolas particulares ou que não estudaram no ano passado.
A Secretaria da Educação garante que todos têm vaga. O problema para quem mora em Itaquera é que as vagas remanescentes ficam no centro da cidade -e muitos desistem de estudar.
O sorteio da 11ª Delegacia de Ensino ocorreu no ginásio da Unicastelo, onde mais de 3.000 estudantes, pais e mães, se aglomeraram a partir das 8h30.
O segundo sorteado, Fernando da Silva, 17, foi quem melhor expressou o sentimento dominante no local: "Eu só queria que não tivesse sorteio, que todo mundo pudesse estudar".
Ao todo, na Grande São Paulo, 306 escolas de 2º grau tinham vagas no sorteio -ou 35% das 863 escolas que oferecem esse nível de ensino.
O sorteio resolve o problema das filas que se formavam até 1993 em frente às escolas consideradas boas -e que por isso têm mais candidatos do que vagas. Antes, matriculava-se quem chegasse primeiro.
Mas a organização do evento teve falhas. Houve estudantes, como Davi Dávila Queiroz, 16, que, embora tenha estudado no ano passado em uma escola pública -e que por isso deveria ter inscrição automática-, não tinha o nome na lista e não pôde concorrer às melhores escolas.

Texto Anterior: Campanha tenta atrair turista dos EUA ao Rio
Próximo Texto: PF faz recadastramento de estrangeiros no país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.