São Paulo, sábado, 6 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituição foi fundada em 1834 e estava com os Calmon desde 1910

MARCIA PADILHA
DO BANCO DE DADOS

O Banco Econômico era gerido pela família Calmon desde 1910, quando Francisco Marques de Góis Calmon -avô do último presidente da instituição, Angelo Calmon de Sá- assumiu a presidência da antiga Caixa Econômica da Bahia, fundada por um grupo de comerciantes em 1834, em Salvador (BA).
Quando sofreu a intervenção do Banco Central, a 11 de agosto de 1995, o Econômico era o nono maior banco brasileiro, com 279 agências (sendo 151 nas regiões Norte e Nordeste), 5.300 funcionários, 1,2 milhão de clientes e uma carteira de ativos (empréstimos) da ordem de R$ 7,5 bilhões.
Em 1940, Miguel Calmon, tio de Angelo, tornou-se diretor-presidente do então Banco Econômico da Bahia, permanecendo no cargo por mais de 20 anos.
Em 1971, Angelo foi eleito executivo-chefe da instituição. Cinco anos mais tarde, tornou-se presidente do banco.
Em 1972, o grupo criou empresas para atuar nas áreas de turismo e hotéis, entre outras.
Em 1973, o Econômico comprou a Casaforte Crédito Imobiliário S/A. No mesmo ano, o Econômico propôs uma fusão com o Banco da Bahia.
A notícia das fusões agitou a Bolsa de Valores de Salvador, e o negócio foi abandonado quando o mercado descobriu que o Econômico já era dono de boa parte das ações do Banco da Bahia.
Em 1976, o Econômico envolveu-se em um escândalo quando reteve cheque administrativo para a corretora Socopa.
O caso só foi resolvido em 1981, quando, por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), o banco ficou parcialmente isento de culpa. O Econômico pagou sua dívida com a corretora -livre de juros e correção monetária.
Em 1984, o banco pulou do oitavo para o quarto lugar em volume de depósitos a prazo, crescendo 523% em 12 meses.
Naquele ano o grupo possuía 42 empresas, 13 delas no Pólo Petroquímico da Camaçari (BA).
O declínio da instituição começou em 1991. Naquele ano, o lucro caiu pela metade em relação ao período anterior.
Política
A família Calmon sempre esteve presente no governo da Bahia e do Brasil. O patriarca Francisco Marques foi governador da Bahia entre 1924 e 1928.
Miguel Calmon foi ministro da Fazenda de 1962 a 1963 (no governo do então presidente João Goulart e do primeiro-ministro Hermes Lima).
Seu sobrinho Angelo Calmon de Sá foi presidente do Banco do Brasil entre 1974 e 1977. Saiu do BB para tornar-se ministro da Indústria e Comércio do governo Ernesto Geisel -cargo que exerceu entre 1977 e 1979.
Angelo também foi secretário do Desenvolvimento Regional do presidente Fernando Collor de Mello (1990-1992).

Texto Anterior: Superintendente da Fiat assume segunda; MG oferece incentivos à Mercedes-Benz; Governo libera verba para Lloyd Brasileiro
Próximo Texto: Excel é "sobrinho" do Safra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.