São Paulo, sábado, 6 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trégua leva Brasil à Copa Ouro

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

Acabou a novela: a seleção brasileira pré-olímpica de futebol embarca amanhã para os Estados Unidos, onde disputará a Copa Ouro entre os dias 10 e 21.
O anúncio foi feito ontem pela Confederação Brasileira de Futebol. Os vistos de entrada nos passaportes de 19 dos 20 jogadores brasileiros serão carimbados hoje, no consulado dos EUA no Rio.
A participação do Brasil no torneio estava ameaçada pelo fechamento das representações diplomáticas norte-americanas, em todo o mundo, há três semanas.
O consulado do Rio abrirá hoje excepcionalmente para conceder vistos em caráter de emergência.
A solução da crise começou ontem, quando a Câmara dos EUA aprovou lei que permite a retomada do trabalho, interrompido em várias repartições públicas por decisão do governo, há 22 dias.
A lei ainda precisaria passar pelo no Senado. Havia expectativa de aprovação.
Às 16h, um funcionário da CBF saiu da sede da entidade para deixar os passaportes no consulado.
Pouco antes, o secretário-geral da CBF, Marco Antônio Teixeira, recebeu fax da Concacaf confirmando a realização do torneio.
A Copa Ouro é promovida pela Concacaf, liga que reúne países da América Central e do Norte.
O torneio terá a presença de nove seleções. Na primeira fase, o Brasil enfrentará o Canadá (dia 12) e Honduras (dia 14). As semifinais estão marcadas para os dias 18 e 19. A final será em 21 de janeiro.
Os jogos ocorrerão em três cidades da Califórnia: Los Angeles, San Diego e Anaheim.
Os jogos do Brasil serão às 23h e 22h (Brasília), na primeira fase, com transmissão da TV Globo. O horário de Brasília está seis horas à frente do da Califórnia.
A definição da viagem da seleção brasileira ocorreu às pressas. Às 15h, o supervisor Américo Faria disse ao técnico Mario Jorge Zagallo, por telefone, que a viagem só seria na segunda-feira.
Antes da 18h, o assessor de imprensa Nélson Borges anunciou a viagem para amanhã. O vôo da delegação decola às 23h no Rio.
Embora vá enfrentar países sem tradição no futebol, o Brasil terá dificuldades na Copa Ouro.
A seleção brasileira é pré-olímpica -só conta com jogadores nascidos a partir de 1973. Os outros times participantes não têm limite de idade.
Zagallo aponta outro problema: "Nossos atletas estão de férias desde dezembro. Não será possível que eles entrem logo em forma."
A Copa Ouro será o principal teste da equipe antes do Torneio Pré-Olímpico, quando ela tentará se classificar para os Jogos de Atlanta (EUA).
O Pré será realizado na Argentina, entre 18 de fevereiro e 5 de março, qualificando dois países para a Olimpíada. O título olímpico é o único importante que o Brasil nunca conquistou.
Três titulares assegurados na Argentina não foram convocados para a Copa Ouro porque não seriam liberados por seus clubes, todos europeus: o lateral-esquerdo Roberto Carlos, o meia-atacante Juninho e o atacante Ronaldo.
A convocação para o Pré-Olímpico deve ser feita no dia 24. A viagem para a Argentina será em 14 de fevereiro.

Texto Anterior: Klinsmann é eleito o maior goleador de 95; Hagi pode passar por teste no West Ham; St. Pauli herda bens de uma torcedora; Atlético e Tenerife abrem a 20ª rodada; Maradona recebe novas críticas da Fifa; Flamengo negocia trocas com o Sport
Próximo Texto: Crise 'barrava' 92 dos 180 atletas inscritos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.