São Paulo, domingo, 7 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

sinta a emoção de pilotar

CRISTINA ZAHAR

Ser Ayrton Senna por 30 minutos é o esporte do verão em São Paulo. Em quase duas dezenas de circuitos de kart indoor espalhados pela capital (mais dois no ABC e um no Guarujá), você pode viver a mesma sensação de um piloto profissional e, a cada volta, ver o seu tempo melhorar. Legal, né?
Mas qual pista escolher? Para ajudá-lo a embarcar nessa mania, a Revista da Folha pediu a um expert, o piloto Maurizio Sala, 34, que testasse algumas pistas. Ele foi campeão brasileiro de kart em 75 e correu em várias categorias do automobilismo internacional.
Sala avaliou traçado, aderência, segurança, performance dos karts e infra-estrutura de quatro circuitos: Emerson Fittipaldi, W/Fittipaldi, Naskart e Fantinati.
A pista da W/Fittipaldi, diz Sala, é a mais veloz. Também é a única das quatro a oferecer opção de circuito. "O misto é travado por causa das curvas. O oval é mais veloz, mas também mais perigoso."
A aderência e a segurança foram aprovadas assim como a performance dos karts, que podem chegar a 65 km/h (os de competição atingem 180 km/h). A infra-estrutura do local recebeu nota 10.
Sala achou bom o traçado da pista do Emerson. A aderência foi considerada razoável. Problema: a proteção de pneus não é fixa, o que muda o traçado. Sinalização e infra-estrutura passaram no teste.
Entre os circuitos testados, o da Naskart é o mais lento. "É bom para quem quer aprender a controlar o kart", diz. Também é difícil ultrapassar. O briefing é eletrônico: um vídeo dá dicas de pilotagem e fala das normas de segurança.
A Fantinati tem traçado que mescla alta e baixa velocidades. A aderência é relativamente boa, mas a grande vantagem é que dá para ultrapassar. A proteção de madeira em torno dos pneus assegura o traçado e ajuda o piloto a seguir caminho.
C.Z.

Texto Anterior: bote no verão
Próximo Texto: NA CAPITAL; NO ABC; NO LITORAL; ESCOLAS; LOJA; KARTÓDROMO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.