São Paulo, domingo, 7 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

estranho amor pelas mulheres

JACKSON ARAÚJO

Antes de ser publicado, em 1846, o livro "As Flores do Mal", de Charles Baudelaire (1821-1867), se chamava "As Lésbicas". Sabiam?
Tudo porque o poema-chave do tal livro se chama "Mulheres Malditas: Delphine e Hippolyte". A censura vigente não permitiu o título, mas o livro circula até hoje com os poemas mais contundentes sobre o estranho amor de Baudelaire pelas mulheres.
Procure no poema o momento em que, num quarto escuro, Hippolyte chora sobre almofadas, com Delphine a seus pés. E Delphine diz: "Os beijos das mulheres são leves e delicados, enquanto os dos homens são bois de patas pesadas abrindo buracos nos corpos femininos com suas carroças ou arados lacerantes".
Comece o Ano-Novo lendo coisa boa!
Jackson A.

As Flores do Mal. De Charles Baudelaire. Tradução de Ivan Junqueira. Editora Nova Fronteira, 658 págs., R$ 42. Livraria Belas Artes: av. Paulista, 2.448, região central. Tel. 256-8316. Segunda a sexta: 9h/23h. Sábado: 10h/23h. Domingo: 14h/23h. CC: todos.

Texto Anterior: gente que manda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.