São Paulo, domingo, 7 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ar-condicionado vale pouco na revenda

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Comprar um carro 0 km equipado com ar-condicionado como investimento não é bom negócio. O equipamento vale entre R$ 1.500 e R$ 4.000, quando o carro é novo. Na hora da revenda, seu valor cai para no máximo R$ 1.000.
Um Monza SL 1.8 92 básico custa em média R$ 11.000. O mesmo carro com ar-condicionado sobe pouco mais de R$ 800, enquanto no Monza 0 km o equipamento custa R$ 2.000.
O mesmo ocorre com o Pointer GL. O modelo 94/95 sem ar-condicionado custa R$ 15.000. O mesmo carro com "ar" vale R$ 16.000. No Pointer GL 0 km, o ar-condicionado é incluído no pacote de opcionais de R$ 4.800 que tem também direção hidráulica, coluna de direção regulável e rodas de liga leve.
Segundo a maioria dos lojistas consultados, essa perda de valor do ar-condicionado não preocupa o consumidor, que cada vez mais busca carros com o equipamento.
Segundo lojistas, a perda de valor do ar-condicionado na revenda não espanta os compradores.
O ar-condicionado, dizem, tem clientela fixa. Quem se acostuma com o aparelho não consegue passar sem ele, explicam. O equipamento é mais procurado por quem vai adquirir carros mais recentes.
Marcelo Marcos Magosso, vendedor da Peter's Car, loja na região central de São Paulo, assegura que "quase todo mundo que procura um carro com menos de quatro anos de uso quer o ar-condicionado".
Os compradores de carros com valor acima dos R$ 15 mil são os que mais procuram o equipamento, de acordo com revendedores.
Na concessionária Nova Geração (VW), o ar-condicionado vale em média R$ 1.000 na avaliação de compra de um carro usado.
Maier Gilbert, diretor da concessionária, acredita que o consumidor de carro usado busca mais a direção hidráulica que o ar-condicionado. "O ar-condicionado é encontrado com mais facilidade nos carros mais novos, com um ou dois anos de uso", garante Gilbert
Tendência
Marcelo Magosso diz que a procura pelo ar-condicionado vem aumentando. Esse aumento de interesse pode ser reflexo da opção das montadoras de, cada vez mais, equipar seus carros com ar-condicionado.
Hoje, até os "populares" têm esse opcional. E alguns carros mais luxuosos, como Vectra e Omega, mesmo na versão básica, já vêm com o acessório.
Há alguns anos, ar-condicionado era artigo de luxo: até os carros topo de linha das montadoras nacionais tinham poucas unidades com o equipamento.
O equipamento ficou mais barato e eficiente, roubando menos potência do motor, tornando-se mais acessível.

Texto Anterior: Mercedes mostra jipão americano
Próximo Texto: Carro fica mais seguro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.