São Paulo, domingo, 7 de janeiro de 1996 |
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Ar-condicionado vale pouco na revenda
HENRIQUE SKUJIS
Um Monza SL 1.8 92 básico custa em média R$ 11.000. O mesmo carro com ar-condicionado sobe pouco mais de R$ 800, enquanto no Monza 0 km o equipamento custa R$ 2.000. O mesmo ocorre com o Pointer GL. O modelo 94/95 sem ar-condicionado custa R$ 15.000. O mesmo carro com "ar" vale R$ 16.000. No Pointer GL 0 km, o ar-condicionado é incluído no pacote de opcionais de R$ 4.800 que tem também direção hidráulica, coluna de direção regulável e rodas de liga leve. Segundo a maioria dos lojistas consultados, essa perda de valor do ar-condicionado não preocupa o consumidor, que cada vez mais busca carros com o equipamento. Segundo lojistas, a perda de valor do ar-condicionado na revenda não espanta os compradores. O ar-condicionado, dizem, tem clientela fixa. Quem se acostuma com o aparelho não consegue passar sem ele, explicam. O equipamento é mais procurado por quem vai adquirir carros mais recentes. Marcelo Marcos Magosso, vendedor da Peter's Car, loja na região central de São Paulo, assegura que "quase todo mundo que procura um carro com menos de quatro anos de uso quer o ar-condicionado". Os compradores de carros com valor acima dos R$ 15 mil são os que mais procuram o equipamento, de acordo com revendedores. Na concessionária Nova Geração (VW), o ar-condicionado vale em média R$ 1.000 na avaliação de compra de um carro usado. Maier Gilbert, diretor da concessionária, acredita que o consumidor de carro usado busca mais a direção hidráulica que o ar-condicionado. "O ar-condicionado é encontrado com mais facilidade nos carros mais novos, com um ou dois anos de uso", garante Gilbert Tendência Marcelo Magosso diz que a procura pelo ar-condicionado vem aumentando. Esse aumento de interesse pode ser reflexo da opção das montadoras de, cada vez mais, equipar seus carros com ar-condicionado. Hoje, até os "populares" têm esse opcional. E alguns carros mais luxuosos, como Vectra e Omega, mesmo na versão básica, já vêm com o acessório. Há alguns anos, ar-condicionado era artigo de luxo: até os carros topo de linha das montadoras nacionais tinham poucas unidades com o equipamento. O equipamento ficou mais barato e eficiente, roubando menos potência do motor, tornando-se mais acessível. Texto Anterior: Mercedes mostra jipão americano Próximo Texto: Carro fica mais seguro Índice |
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