São Paulo, domingo, 7 de janeiro de 1996
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Protótipos apresentam tendências e equipamentos

LUCIANO SOMENZARI
DO ENVIADO ESPECIAL AOS EUA

Como em todos os salões internacionais de automóvel, os carros-conceito fazem a alegria do público e dos jornalistas. Pelo menos nove deles estão expostos em Detroit neste ano.
Quase sempre, os carros-conceito servem apenas como vitrine da capacidade das fábricas de fazer modelos fora do normal. Eles não chegam às ruas.
Em Detroit, a Chrysler mostra o Dodge Intrepid ESX. É um sedã esportivo de desenho curioso, com frente totalmente em formato de cunha. O Intrepid é todo construído em alumínio e tem propulsão híbrida -motor diesel de três cilindros e 127 cv ou motor elétrico.
O carro que chama mais atenção no salão é um Lincoln Sentinel. Um enorme sedã completamente negro, inclusive os vidros. O carro lembra alguns modelos utilizados por super-heróis do cinema nos anos 60.
O destaque fica por conta de seu imenso conjunto ótico reluzente frontal. À primeira vista, tem-se a impressão de que o veículo de aspecto policial é totalmente blindado, construído para enfrentar o trânsito de cidades violentas.
A Audi trouxe o TTS, um veículo estilo roadster (aberto) de apelo jovem. É uma variação do Audi TT, que foi exposto no último salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro passado. Tem motor de 1.800 cc, quatro cilindros, 20 válvulas e 210 cv de potência.
Outros destaques
A inglesa Aston Martin mostra seus produtos num dos menores estandes do salão, junto com Lamborghini e Lotus -todos com menos de cinco modelos expostos.
No estande da Aston Martin, as atenções estão voltadas para o DB7 Volante. Conversível, o esportivo atinge 250 km/h. É equipado com motor de seis cilindros em linha de 24 válvulas e 340 cv de potência. Segundo dados do fabricante, o esportivo vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos.
O fora-de-estrada da Mercedes-Benz no salão, o AAV, será construído na fábrica da marca no Alabama (EUA), com previsão de cerca de 65 mil unidades anuais. Metade da produção fica no mercado norte-americano. Os jipes Mercedes serão vendidos com preços de US$ 30 mil e US$ 40 mil, dependendo da versão.
O Chrysler Plymouth Prowler, que também tem sido chamado de hot rod (carro extensamente modificado), tem uma história parecida com a do Dodge Viper.
Foi concebido sem a intenção de ser colocado à venda. Mas, de acordo com a direção da Chrysler, a aceitação do público e o grande interesse causado pelo desenho diferenciado do modelo fizeram que a marca iniciasse sua produção em série, na mesma unidade onde está sendo produzido o Viper, em Detroit.

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