São Paulo, segunda-feira, 8 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça as dicas para evitar enchentes

DA REPORTAGEM LOCAL

Para se ver livre dos transtornos causados pelas chuvas, alguns cuidados básicos podem ser tomados pelos motoristas que têm de enfrentar as ruas da cidade.
Invariavelmente, em todos os verões, o paulistano acaba, de diversas formas, sofrendo os efeitos das enchentes no trânsito.
Ruas alagadas, marginais paradas, carros quebrados. Os motoristas que rodam por São Paulo conhecem bem esse quadro, comum nesta época do ano.
O mais importante é avaliar, antes de sair com o carro, se a saída é realmente imprescindível. Muitas vezes, é melhor deixar para sair em uma outra hora, ou em outro dia, para não ter de enfrentar as ruas alagadas pela chuva.
Outra boa precaução que o motorista pode tomar é se informar com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), pelo telefone 194, sobre a situação das ruas e avenidas pelas quais vai passar.
Muitas emissoras de rádio AM também passam boa parte do dia informando e orientando os motoristas sobre as condições de tráfego nas principais vias da cidade.
A terceira dica é tentar conhecer, sempre que possível, roteiros alternativos que podem ser utilizados quando o caminho usual está obstruído pela enchente (veja no quadro ao lado os caminhos alternativos aos principais pontos de enchente em São Paulo).
Se ainda assim o motorista se deparar com uma rua alagada pela frente, o principal é não se aventurar em atravessar a área inundada.
"O motorista não deve enfrentar a enchente porque nunca sabe o que está embaixo da água. Pode haver um bueiro que perdeu a tampa ou um buraco, e o carro acaba afundando", afirma o superintendente de Engenharia de Tráfego da CET, Ricardo Teixeira.
Segundo ele, se o motorista perceber que está ficando ilhado pela enchente, o melhor é tentar deixar o carro em algum lugar mais seguro e seguir a pé. "O mais fácil é voltar de ré, quando for possível", disse Teixeira.
Ele lista ainda alguns cuidados que o motorista precisa tomar sempre que for dirigir sob chuva intensa.
O motorista deve manter uma distância maior do veículo da frente e andar a uma velocidade mais baixa, para evitar derrapagens e aquaplanagens. Se a chuva for intensa, o farol baixo do carro deve ser ligado, para enxergar os outros carros e ser enxergado por eles.

Texto Anterior: Consumidor pede troca de geladeira
Próximo Texto: Chuvas fortes provocam estragos no trecho mineiro da Rio-Bahia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.