São Paulo, segunda-feira, 8 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Rato de praia' pega onda e elimina Gustavo no mar

DA SUCURSAL DO RIO

O nadador Gustavo Borges fracassou em sua primeira competição em mar aberto. Ele foi eliminado ontem na semifinal do Desafio Fruttare, na praia de Ipanema (zona sul do Rio). Ficou em terceiro lugar na classificação final.
Gustavo foi superado pelo carioca Fernando Saez, que pegou "jacaré" em duas ondas, chegando mais rápido à areia, enquanto o adversário ainda dava braçadas.
Eles disputaram a prova de 300 m, vencida por outro carioca, Luiz Lima. Gustavo (50 m, 100 m, 200 m e 4 x 100 m estilo livre) e Luiz (1.500 m livre) têm vaga assegurada na delegação brasileira que vai à Olimpíada de Atlanta (EUA).
A competição de ontem foi organizada em eliminatórias com três nadadores em cada série e semifinal e final com dois.
Os concorrentes saíam correndo da areia e entravam no mar, vencendo a arrebentação. Nadavam até uma bóia que estava a 75 m e voltavam à praia.
Na areia, corriam até tocar um sino e voltavam a nadar, contornando a bóia. Chegavam à areia, corriam 15 m e cruzavam a linha.
"Fernando pegou duas vezes onda e me deixou para trás", disse Gustavo. "Aqui tem que aproveitar as ondas. Sou paulista. Ele é carioca, mora na Barra."
Na decisão do terceiro lugar, Gustavo pegou jacaré numa onda, foi para embaixo d'água, mas venceu. Ele esteve acompanhado na praia por sua namorada, a norte-americana Tracy Warner.
Ele o chama de "Bebezinho", falando em português. Conheceram-se numa festa, antes da Olimpíada de 92. "Eu o procurei, porque Gustavo é muito tímido."
Fernando Saez, que venceu Gustavo na semifinal, afirmou que foi ajudado pela "malandragem" de "rato de praia".
"Eu tenho a manha porque pego onda de peito e surfe com prancha", disse ele. "Não tomei vaca (não foi submerso pela onda) e peguei jacaré para vencer." Na final, Fernando perdeu para Luiz Lima.

Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Lacta e Seara ficam a uma vitória da final
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.