São Paulo, segunda-feira, 8 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro conta a história do rock brasileiro dos anos 80

ANTONINA LEMOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O rock brasileiro dos anos 80 já virou dinossauro. Uma prova disso é que até ganhou uma biografia, "BRock, o Rock Brasileiro dos Anos 80", do jornalista Arthur Dapievi.
O livro conta toda a história da geração "Paralamas-Titãs-Legião". Isso sem deixar de lado a Blitz, considerada a primeira banda do rock dos anos 80.
A primeira frase do livro já diz tudo: "Há algo de estranho no ar desse circo, e não é o cheiro de maconha." É claro que o circo a que o autor se refere é o "Circo Voador", lona por onde passou toda a geração 80 e onde surgiu a Blitz.
"BRock" faz uma garimpagem de todas as bandas que se formaram nos anos 80. As mais importantes, como Legião, Paralamas, Titãs, RPM e Barão Vermelho, ganham mais páginas e uma história completa.
As consideradas "de segundo time", como Kid Abelha, Inocentes e outras, ganham menos páginas, mas também ganham biografia.
Bandas menos importantes, e foram muitas as que apareceram nessa época, ganham apenas registro.
A parte mais divertida do livro -e que também serve para pensar- é acompanhar a trajetória das bandas, da garagem até o estrelato.
Casos como o do RPM, que fez um sucesso absurdo e depois caiu na profunda decadência, são ideais para quem quer entender as artimanhas do "showbizz".

Livro: BRock, o Rock Brasileiro dos Anos 80
Autor: Arthur Dapievi
Preço: R$ 26

Texto Anterior: A Internet chega ao Brasil, mas não chega
Próximo Texto: CARTAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.