São Paulo, terça-feira, 9 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultura é plantada por pequenos produtores

DO ENVIADO ESPECIAL

O fumo é plantado na região de Santa Cruz do Sul por pequenos produtores descendentes de alemães, desde 1850.
Suas propriedades têm área média de 20 ha. O fumo ocupa, em média, 2 ha. Na área restante, são plantadas culturas de subsistência.
Os produtores cultivam o fumo em sistema de integração com a indústria, que fornece sementes e assistência técnica, além de financiar a compra de insumos.
Oladi Lucio Schroeder, 39, produtor em Vale do Sol, planta fumo desde os 16 anos, seguindo a trajetória de fumicultor de seu pai.
Durante o pico da colheita, os vizinhos se ajudam.
"Espero faturar R$ 15 mil com a venda da safra e ficar com R$ 7.500 livres", diz.
Ele diz que essa renda só é suficiente hoje para a manutenção de sua lavoura e família. "Não consigo mais investir. Comecei a construir minha casa em 90, mas ainda não a terminei as obras".
"Apesar disso, o fumo é a cultura que mais gera dinheiro para o pequeno produtor", afirma.
A família do produtor Narciso Staffen, 28, começou a plantar fumo em Santa Cruz do Sul, em 1851, secando as folhas em galpões.
Os Staffen começaram a secar seu fumo em estufas a partir de 1921. O sistema melhora a qualidade do produto.
Atualmente, 79% da produção nacional é de fumos claros, cultivados na região Sul. A maior parte das folhas seca em estufas.
Desestimulados com a falta de perspectivas na lavoura, como a maioria dos jovens da zona rural de Santa Cruz do Sul, os irmãos de Narciso Staffen, Nazario, 24, e Cristiane, 18, preferiram buscar trabalho na cidade.
Nazario deixou o campo em 92, tornando-se vendedor de tintas. Cristiane é empregada doméstica.

Texto Anterior: Souza Cruz exporta 35% mais
Próximo Texto: Na Argentina; Investimento; Lançamentos; Frango recheado; Valor agregado; Vacina mais cara; Crescimento; Biotecnologia; Controle; Mais carne; Leiloeiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.