São Paulo, terça-feira, 9 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emissão de vistos para os EUA bate recorde no Brasil

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA; DA REPORTAGEM LOCAL

Consulados americanos retomaram ontem o serviço, suspenso desde dezembro
A concessão de vistos para os EUA foi recorde ontem no Brasil com a volta deste serviço pelos consulados do país no mundo.
Foram 3.500 os pedidos de vistos aprovados ontem no Brasil -algumas pessoas só terão os passaportes carimbados de volta hoje. A média em 95 foi de 2.500 vistos por dia nos consulados de São Paulo, Rio, Recife, Brasília e Porto Alegre.
A concessão de vistos estava suspensa desde 18 de dezembro, por impasses na aprovação do orçamento dos EUA pelo Congresso.
O orçamento ainda não foi aprovado, mas, segundo o embaixador dos EUA no Brasil, Melvyn Levitsky, o acordo entre o governo e o Congresso americanos garante a concessão de vistos até o final deste ano fiscal, em outubro.
Alguns serviços de assistência a veteranos de guerra e pessoas de baixa renda também têm recursos certos até outubro. Todos os outros serviços prestados pelo Estado só têm garantias até 26 de janeiro. Depois, é preciso novo acordo ou aprovação do orçamento.
A normalização completa do serviço, com a devolução do passaporte no mesmo dia, ainda deve demorar "algumas semanas".
Até lá, várias pessoas que solicitam vistos terão que buscar o passaporte no dia seguinte. Em alguns casos, como São Paulo, o prazo é de cinco dias úteis.
Cerca de 1.200 pessoas foram atendidas ontem pelo Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo. Antes da paralisação eram atendidas 350 pessoas por dia.
A emissão de vistos em São Paulo está sendo feita para as pessoas que já retiraram senhas anteriormente (leia abaixo).
Segundo a PM, havia 2.000 pessoas na fila ontem. Cerca de 800 não foram atendidas. Aproximadamente cem delas decidiram ficar esperando na fila até hoje.
Ontem houve pequenos tumultos. Algumas pessoas foram acusadas de vender lugares na fila. O preço de um lugar seria de até R$ 350,00. Ninguém foi preso.

Texto Anterior: Policiais suspeitos de participar de tortura são afastados no Rio
Próximo Texto: Fila no Rio começou sábado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.